Home > Geral > “Coletivo bELAS” promove autocuidado a mulheres em situação de vulnerabilidade social

“Coletivo bELAS” promove autocuidado a mulheres em situação de vulnerabilidade social

O “Coletivo bELAS” tem como objetivo realizar ações para facilitar o autocuidado de mulheres em situação de vulnerabilidade social na região metropolitana de Belo Horizonte. Lançado no dia 28 de maio, o projeto tem trabalhado para montar kits de higiene e beleza e distribuí-los a mulheres de comunidades periféricas, mapeadas e assistidas por outras instituições e sob diferentes contextos.

O kit básico é composto por absorventes, escova e pasta de dente, sabonete, desodorante, creme corporal e de cabelo, escova ou pente, lixa, esmalte, batom e manteiga de cacau. Outros itens como blusas de frio, cobertores, meias e roupas são previstos conforme doações. A responsável pelo Núcleo de Comunicação e Gestão das Redes Sociais do Coletivo, Helen Castro, explica que o projeto é importante, pois trabalha com a autoestima da mulher. “Neste contexto está todas aquelas que passem por situações que interfira em seus valores próprios, como pobreza, violência doméstica, doenças e etc”.

Ela acrescenta que o autocuidado influencia diretamente na autoestima, além da saúde física e mental. “Essa é mais que uma questão estética. Uma mulher com baixa autoestima tem pouca percepção e valor próprio, por isso, está mais propensa a relacionamentos abusivos, ao desemprego e a subempregos”.

Helen afirma que essas mulheres têm pouco ou nenhum acesso a ferramentas e processos de manutenção de autocuidado, além disto, a vulnerabilidade social desestabiliza sua percepção de valor próprio. “Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população extremamente pobre de Belo Horizonte e região metropolitana é, em sua maioria, mulheres (52,5%), sendo que desse grupo 69,7% são negras. Essa parcela também encontra dificuldade no acesso à educação, saúde, saneamento básico e outros serviços públicos que são direito de todo cidadão”

Como ajudar

A primeira campanha do projeto mais o montante de R$1.604,28 contou ao todo com 45 voluntários. Foram doados 40 kits básicos, 8 litros de álcool em gel, 240 máscaras e 49 cobertores, além de várias peças de roupas. A ação foi realizada em 27 de junho para as mulheres do grupo assistido pela Conferência Santa Matilde, da SSVP do bairro de Nossa Senhora de Fátima, em Sabará. “Nossa segunda campanha tem como objetivo entregar 100 kits de beleza e autocuidado que serão distribuídos para mulheres do Vale do Jatobá, no Barreiro, e em Sabará”, informa Helen.

Para contribuir, a população pode doar kit básico de beleza e higiene em um de nossos pontos de coleta. As doações também podem ser feitas em espécie. “Além disso, a pessoa pode ajudar oferecendo serviço de transporte e coleta dos itens doados, divulgando as ações e conteúdo do coletivo para que possamos alcançar mais voluntários dispostos a ajudar e fazer com que o projeto auxilie mais mulheres”.

O coletivo está cadastrando profissionais que estão dispostas a oferecer seus serviços em prol da causa. “Dentre elas: psicólogas, assistente social, advogadas, etc. Além disso, buscamos artistas que tenham interesse em doar suas obras originais para que possamos produzir prints que serão comercializados em nossa lojinha, onde toda a renda adquirida será utilizada para a compra dos itens do kit básico a serem doados”