Home > Cidades > Projeto oferece esporte e lazer para os belo-horizontinos aos domingos

Projeto oferece esporte e lazer para os belo-horizontinos aos domingos

“A Rua é Nossa” é uma ação totalmente gratuita / Foto: Márcia Barroso/PBH

Promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o projeto “A Rua é Nossa” proporciona ações gratuitas para as famílias todos os domingos. O programa tem como objetivo fomentar a prática de esportes, atividades físicas e lazer ao ar livre, nas vias e locais públicos da capital, além de proporcionar um final de semana agradável.

A “Rua é Nossa” está presente nas Regionais Centro-Sul, Oeste, Noroeste, Pampulha, Leste, Norte, Nordeste e Barreiro. O programa oferta jogos, oficinas recreativas, circenses e atividades de resgate às brincadeiras tradicionais, como amarelinha, bambolê, pula corda, mesa de totó e cama elástica. Também são disponibilizados diversos equipamentos para a prática de esportes urbanos, como skate e slackline, e de quadra, como vôlei, futebol e basquete.

A técnica responsável pelo programa, Daniela Lima Magalhães, explica que “A Rua é Nossa” existe, em sua primeira configuração, desde 2017, e vem sendo ampliado e atualizado ao longo desses seis anos. “O projeto constitui-se de dois formatos principais: as chamadas Unidades de Atividades Físicas, nas quais é realizado o fechamento da via para ações espontâneas da população, sem intervenção direta da Smel; e as Unidades de Esportes e Recreação, nas quais, entre fevereiro e dezembro são realizadas oficinas que buscam ampliar e fomentar a experiência positiva dos participantes de todas as idades. Atualmente, são 12 unidades ativas, em oito regionais administrativas”.

Daniela afirma que o formato geral foi construído cuidadosamente e inspirado em tantos outros programas similares no Brasil e no mundo. “Para o enfrentamento dos problemas inerentes aos grandes centros urbanos, como o aumento da incidência de sedentarismo e das doenças crônicas e psicossociais, além da baixa oferta de espaços qualificados e gratuitos para a prática de atividades físicas e de lazer ao ar livre”.

“De forma inovadora, utilizou-se uma perspectiva contemporânea de economia criativa e de mudança de paradigma do atendimento social, ampliando e diversificando a oferta de atividades e serviços para a população, por meio de parcerias e colaborações de pessoas, entidades e empresas. Dentro da visão paradigmática preconizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da chamada “Agenda 2030” da qual a PBH é signatária, o programa contribui para três objetivos: ODS 3 – Saúde e bem-estar; ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis e ODS 17 – Parcerias e meios de implementação”, complementa a técnica.

O programa

Segundo Daniela, o projeto surgiu sob o nome de “A Savassi é da Gente”, em resposta às reuniões com moradores e comerciantes da região que verificaram o esvaziamento sistemático das ruas aos domingos. “O programa deu certo e passou a se chamar ‘BH é da gente’, desde então, segue em ampliação e busca ressignificar o espaço urbano. Em junho de 2023, o ‘BH é da gente’ foi atualizado e renomeado com o nome atual”. “A escolha das vias que são atendidas pelo programa parte de demandas do próprio poder público, com o objetivo de expansão e atendimento às diferentes regiões da cidade, e/ou da população. Importante ressaltar que para a definição são observados alguns critérios como: distribuição territorial do atendimento no município; facilidade de acesso, com presença de comércio diversificado próximo e com significativo volume de tráfego e grande fluxo regular de pessoas; análise prévia da viabilidade técnica e do impacto no trânsito da região; e justificativa do interesse público”, esclarece a técnica, que complementa que os locais e a programação são encontrados no site da prefeitura.

Ela destaca ainda que para 2024 tem uma previsão da participação de cerca de 40 mil pessoas nas unidades de Esporte e Recreação. “E está prevista também a ampliação do programa para a Regional Venda Nova”.