Home > Artigo > Brasileirão 2023: emoções até o fim

Brasileirão 2023: emoções até o fim

O Brasileirão está na sua reta final e não vai faltar emoção. Não me recordo qual foi a última vez que a edição do principal campeonato do nosso país teve tanto equilíbrio em suas rodadas finais. A 32ª rodada do Campeonato Brasileiro começou a ser disputada no dia 4 de novembro e se encerrou no dia 6. O Vasco venceu o Botafogo por 1 a 0, em São Januário. Já o Santos não saiu do 0 a 0 com o Cuiabá, jogando na Vila Belmiro. Dos nove jogos, os destaques foram para as vitórias de Red Bull Bragantino, Palmeiras e Vasco da Gama.

Na Arena Barueri, o Palmeiras venceu o Athletico-PR por 1 a 0, mais uma vez com Endrick sendo decisivo. Ele marcou o único gol do confronto no início da primeira etapa. Com isso, o Palmeiras conquistou sua quinta vitória seguida no Brasileirão e o Furacão perdeu mais uma possibilidade de entrar no G-6.

Já o Bragantino é mais um na luta pelo título. No dia 5 de novembro, a equipe de Bragança Paulista venceu o Corinthians por 1 a 0, no estádio Nabi Abi Chedid, e manteve sua perseguição aos líderes. O gol do jogo foi marcado por Helinho, uma verdadeira pintura. No Corinthians, a derrota deixa o time mais perto da zona da degola. E o Botafogo, em jogo movimentado, viu o Vasco vencer de 1 a 0 e aumentar ainda mais a pressão do time da estrela solitária. Com o resultado, o Cruzeiro entrou na zona de rebaixamento.

Agora, a classificação, neste momento, apresenta um empate entre Botafogo, Grêmio e Palmeiras, com 59 pontos, seguidos pelo Red Bull Bragantino, que chegou aos 58 pontos. O time carioca tem um jogo a menos.

Se na ponta de cima da tabela quatro times estão na briga real pelo título, na zona de rebaixamento a disputa é mais acirrada. O América-MG, com 21 pontos, está rebaixado para série B, enquanto o Coritiba segue em penúltimo, com 26 pontos, após uma vitória em casa. Fechando a lista dos últimos colocados estão Goiás e Cruzeiro, com 35 e 37 pontos, respectivamente.

O perigo do rebaixamento assombra do 9º até o 16º colocado. São Paulo tem 45 pontos, Fortaleza e Internacional possuem 43 pontos. Cuiabá tem 44 pontos, Santos está com 41. Já o Bahia, Vasco e Cruzeiro somam 37 pontos cada, o que os coloca à beira da degola.

Faltando apenas cinco rodadas para o final do campeonato, os próximos jogos serão de vida ou morte para estas equipes que, dependendo da sua colocação na rodada 38, podem cair para a segunda divisão. Emoção de sobra.