Home > Cultura e Turismo > Exposição Oceanvs reúne tecnologia e a importância da água no mundo

Exposição Oceanvs reúne tecnologia e a importância da água no mundo

Público é levado ao fundo do mar com projeções em 3D 

Foto: Luiz Maudonnet

Quem visitar a Casa Fiat de Cultura até 19 de novembro poderá ver a exposição “Oceanvs – Imersão em Azul”, um convite à imersão no elemento mais abundante em nosso planeta: a água. Com projeções artísticas em 3D, capazes de provocar os sentidos em uma experiência sensorial que simula o fundo do mar, o público terá a oportunidade de ficar imerso na obra.

O curador da exposição, Antonio Curti, explica que a arte digital dialoga com o que, atualmente, mais prende a atenção das pessoas: a tecnologia. “Ao invés de ver o mundo em 2D, pesquisamos formas de expandir essa experiência e transformá-la de virtual a espacial. Além disso, trabalhamos com o conceito de site específico em proposta inédita na Casa Fiat de Cultura. Assim, apresentamos uma jornada imersiva etérea dentro do elemento água e a sua representação na utopia quimérica do ser humano”, explica.

A mostra convida o público a ingressar em uma experiência audiovisual em dois ambientes de projeção, divididos em oito atos: prelúdio, horizonte, mergulho, submersão, tempestade, seca, caos e vida. O primeiro ambiente é interativo e conta com projeção apenas no piso. “Serve para ‘resetar’ a mente do visitante, uma alternativa para prepará-lo para a experiência que será vivenciada em seguida”. Já a segunda sala é uma imersão 360º onde estão projeções em todas as paredes e no piso. “Preparamos a galeria de forma que o público encontre a introdução e, então, a arte final”, completa.

O conteúdo desta obra digital é transmitido em loop, em resolução 8K, e é repleto de mergulhos que conduzem o público por uma jornada etérea que simula a imensidão do oceano. Cor, luz, sombra e trilha sonora completam a experiência e se unem para atingir uma poética que não poderia ser alcançada de outra maneira para levar o visitante a um passeio pelas profundezas e segredos das águas.

Além de criar experiências sensoriais e imersivas, “Oceanvs” reforça as discussões sobre a sustentabilidade. O objetivo é evocar sensações e sentimentos sobre a importância da água no mundo, na sociedade e no imaginário do ser humano. “Água é o elemento primordial para a sobrevivência da humanidade e do planeta em que vivemos. Nossa relação com ela se dá antes mesmo do nascimento, no útero materno, e se propaga por toda a nossa vida. O líquido que nos sacia, as praias que nos acalmam, por exemplo, são signos da importância que este elemento tem para o ser humano”, reflete o curador Antonio Curti.

Para o presidente da instituição, Massimo Cavallo, esta é uma forma de proporcionar ao público a oportunidade de vivenciar uma linguagem ainda jovem e plena de possibilidades. “Neste território, a Casa Fiat de Cultura se torna um espaço único e inédito para receber uma obra autoral, contemporânea e brasileira. Encontramos e oferecemos alicerce conceitual e criativo para emergir a tecnologia em toda sua potência dentro deste novo campo de saber. Movimentos, imaginação e estímulos sensoriais que cada corpo irá sentir à sua própria maneira. Para além dessa experiência, evocamos o tema da sustentabilidade, tão essencial ao nosso tempo, e que aqui se apresenta por meio da inovação artística”, salienta.

Serviço:
Exposição “Oceanvs – Imersão em Azul”
Onde: Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 – Funcionários)
Quando: Até 19 de novembro
Horário: De terça a sexta-feira, das 10h às 21h. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h
Entrada gratuita