Home > Cultura e Turismo > Centros culturais de BH promovem festas juninas

Centros culturais de BH promovem festas juninas

Eventos acontecerão em 8 das 9 regionais da cidade

Apresentações têm entrada gratuita / Foto: Pablo Bernardo

Marcando as festividades do mês de junho, o público de Belo Horizonte terá mais opções para desfrutar as comidas típicas, as apresentações de quadrilha e outras atividades, como contação de histórias e brincadeiras, em dez dos 17 Centros Culturais, localizados em 8 regionais da capital. O “Circuito Junino nos Centros Culturais”, começou em 3 de junho e vai até o próximo dia 30.

As atividades nos Centros Culturais são gratuitas e abertas ao público. No dia 15 de junho, acontecerá o “Arraial do Raul”, a partir das 20h, no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, no bairro Alípio de Melo, recebendo a Quadrilha Junina Bela Flor. Na sequência, se apresenta o grupo Furo de Taboca. O espetáculo traz clássicos da música nordestina que passam por gêneros, como baião, xote, forró e arrasta pé, com músicas de Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Para acesso ao evento é preciso retirar gratuitamente os ingressos pelo Sympla.

No dia 16 de junho é a vez do “Arraial do Centro Cultural São Bernardo: Café com Lorota Junino”, que contará com o violeiro Nicanor, logo após, o grupo de patrimônio cultural Rosas do São Bernardo apresenta músicas, danças e boa prosa. Para finalizar, a “Quadrilha Junina Arraiá Dú Tadeu” volta a mostrar sua dança em um encontro com a comunidade do bairro São Bernardo.

Para a Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, o “Circuito Junino nos Centros Culturais” tem por objetivo oferecer uma programação descentralizada e gratuita. “O evento se destaca por ampliar e promover o acesso às opções de lazer e fruição artística voltadas para a temática das festas juninas em várias regiões da cidade. Dessa forma, crianças, jovens, adultos e idosos podem celebrar juntos esses festejos tradicionais e que marcam a cultura e a identidade da nossa cidade”, afirma.