Home > Acir Antão > Acir Antão

Acir Antão

ICMS

Em reunião extraordinária na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), os deputados aprovaram de forma definitiva o Projeto de Lei (PL) 1.295/23, do governador Romeu Zema (Novo), que eleva em 2% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para produtos considerados supérfluos.

BRIGA DE CACHORRO GRANDE – Senadores e deputados estão se reunindo em uma comissão suprapartidária para reagir contra as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). O que acontece é que a maioria dos parlamentares são a favor do marco temporal, que reconhece terras indígenas ocupadas antes da constituição de 1988. A minoria que perdeu recorre ao Supremo que desfaz o que o Congresso aprovou. Fazer lei neste país vale ou não vale?

AÉCIO DE NOVO – Depois de liberado pela Justiça, o deputado Aécio Neves (PSDB) quer voltar a comandar o PSDB nacional. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que até a pouco tempo chefiava o partido, já não manda mais. O caminho está aberto para Aécio, que tem uma importante missão de reconquistar o interior mineiro.

MEA-CULPA – O deputado Reginaldo Lopes está defendendo uma atuação crítica do PT com apoio à recuperação fiscal de Minas Gerais junto ao governo federal. Ele disse que o governador Romeu Zema (Novo) se esconde na liminar do ex-governador Fernando Pimentel (PT), que deixou o Estado em péssima situação. Lembrou ainda que se o PT conquistar novamente o Executivo estadual vai assumir um governo falido.

DA COCHEIRA

Alguma coisa acontece entre o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD), e o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD). Eles estão em campos opostos na luta entre o chefe do Executivo da cidade e o presidente da Câmara, vereador Gabriel Azevedo.

O governador Romeu Zema (Novo) continua brigando consigo mesmo. Se distanciou do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e foi dizer que ele não tem parentes políticos, recebendo resposta pronta de Carlos Bolsonaro, que gosta de uma briga. Zema não tem tido comportamento de um mineiro autêntico.

Tomar banho em Minas agora ficou mais caro com o aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Romeu Zema ficou mal na fita com as mulheres, depois de afirmar que produtos de beleza são supérfluos.

Visita

O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo, recebeu a visita do deputado federal Luiz Fernando Faria (PSD), responsável pela coordenação dos 53 deputados e 3 senadores de Minas Gerais no Congresso Nacional.

Prestígio de Tadeu Martins Leite

Já começa a circular perante a imprensa, informações e notinhas insinuando o futuro promissor, no caminho político do atual presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Martins Leite (MDB). Avalia-se, nesta fase, suas reais chances de ser uma opção para cargo majoritário, quando acontecer as eleições de 2026. Considerado um parlamentar moderado e bem preparado culturalmente, até o momento, não tem sofrido qualquer tipo de desgaste.

Assinatura

A Associação Mineira de Municípios (AMM), representada pelo presidente da entidade e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, participou, ao lado do governador Romeu Zema (Novo), da solenidade de assinatura simbólica do Termo Aditivo do Acordo do Fundo Estadual da Saúde, que aconteceu no teatro do Palácio das Artes, com centenas de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de Saúde, além de vereadores e deputados mineiros.

ANIVERSARIANTES

Domingo, 1º de outubro
Jornalista Jane Faria
Deputado Paulo Guedes

Segunda-feira, 2
Carlos Magno Foureaux – Nova Serrana

Terça-feira, 3
José Francisco dos Santos
Ex-governador Alberto Pinto Coelho
Ex-deputado Elmiro Nascimento

Quarta-feira, 4
Jornalista Aloísio de Morais
Ex-deputado Tarcísio Delgado

Quinta-feira, 5
Empresário Roberto Cardoso
Sônia Sueli

Sexta-feira, 6
Coronel Klinger Sobreira de Almeida
Zé Alberto da Silva – ALMG
Raquel Lopes Cançado

Sábado, 7
Fernando Paz
Sra. Sheila dos Mares Guia
Ana Flávio Generoso – ALMG

A todos, os nossos parabéns!