Home > Vigílias > Vigílias – 9 a 16 de setembro de 2023

Vigílias – 9 a 16 de setembro de 2023

Salim X Zema
Antes de completar dois meses da aprovação de um projeto na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que reduz a tarifa de quatro para 1% do ICMS na prestação de serviço de locação de veículos em Minas, o megaempresário do setor, Salim Mattar, se afastou do posto de conselheiro de Romeu Zema (Novo). Sua amizade com o chefe do Executivo vem desde o período da primeira eleição do atual governador, inclusive foi um dos maiores doadores da campanha à época. Mas ninguém fala nada sobre esse inesperado distanciamento entre ambos.

Força política de Aro
Nos meandros da Cidade Administrativa, comentários indicam que o secretário de Governo, deputado Gustavo Valadares (PMN), ainda não domina plenamente o comando político do governo mineiro. Essa interlocução entre o Executivo e os políticos em geral está muito a cargo do secretário de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro. O novo homem forte dos bastidores de Minas.

Cidades violentas
Quem acompanha o noticiário policial da Região Metropolitana de BH, percebe que os temas relacionados a esse assunto sempre envolvem os nomes das cidades de Ribeirão das Neves, Betim e Santa Luzia, seguido de Contagem e depois Esmeraldas. Uma loucura.

Fiemg X Governo estadual
Pela primeira vez, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), por intermédio do seu presidente Flavio Roscoe, criticou o governo estadual, diante do projeto enviado à Assembleia Legislativa, propondo a taxação extra de 2% sobre produtos considerados supérfluos. A finalidade seria financiar os programas sociais do governo.

Perdendo espaço
O presidente da Câmara de Vereadores de BH, Gabriel Azevedo, nutria a expectativa de contar com apoio do Palácio Tiradentes para sua possível candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte. Ele estava disputando espaço com o deputado estadual Bruno Engler (PL). Agora, por conta da desavença com o secretário e homem forte do governo mineiro, Marcelo Aro, sua pretensão pode estar sendo sepultada. É o jogo político sendo jogado.

Liberou geral?
Ao longo dos anos, especialistas diziam que as visitações ao tradicional Palácio da Liberdade eram controladas para garantir a preservação do patrimônio. Agora, e por orientação do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, o espaço se transformou em um local de eventos populares, com centenas de pessoas circulando por lá. Assim, a preocupação do passado não fazia sentido, ou está havendo exagero nessa ideia do “liberou geral”?

Privatização da Cemig
Ao analisar a opinião do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se posicionando contra a privatização da Cemig, um auxiliar do governador Zema indagou, em tom de ironia. “Quantos votos ele tem no Parlamento mineiro para tentar barrar a sua ideia?”

Gerdau X Arcelor
Quem mora no denominado Vale do Aço, no Leste do estado, sempre reconheceu a importância econômica da região, por conta do impacto positivo ocasionado pela ArcelorMittal, firma especializada na fabricação de aços em geral. Mas, neste momento, quem domina a cena neste hermético mercado é a Gerdau, com seu slogan “Brasileira de nascimento. Mineira de coração”.

Sucessão em Lagoa Santa
O veterano político e ex-prefeito de Lagoa Santa, Genesco Aparecido Filho, já espalha aos quatro ventos que será candidato à sucessão municipal no próximo ano.

Política nacional
Em Brasília, antes do feriado de 7 de setembro, políticos de ligações com o viés da direita, faziam elucubrações a respeito do futuro político ligado a esse segmento. Vem daí a confabulação sugerindo os nomes do governador mineiro Romeu Zema (Novo) e do senador Sérgio Moro (Republicanos) para uma possível montagem de chapa de presidente e vice.

Inteligência artificial
Especialistas e profissionais ligados ao mundo da informática são unânimes. Eles dizem que o mundo vai precisar aprovar leis com a finalidade de estabelecer limites para o funcionamento da inteligência artificial.

Centrão no poder
“O presidente Lula (PT) está sabendo jogar o jogo. Já definiu aceitar nomes para o seu ministério, mas antes quer dar uma ‘canseira’ nos seus novos parceiros políticos. Ele sabe que os membros do centrão, origem dos novos futuros ministros, não conseguem ficar distante do governo, sempre com um pedido a mais para atender as suas bases eleitorais. O governo pode ser ruim, mas pior ainda é ficar fora das mordomias do Poder Central”. Opinião do doutor em ciências políticas, Ricardo Sennes.
Comentário único. Nos próximos dias, alguns parlamentares ligados a partidos conservadores estarão fazendo parte da base governista. É também a confirmação de que o fisiologismo político brasileiro nunca foi tão evidente nessas últimas duas décadas.

Brasileiros famintos
Jornalistas credenciados para cobertura junto ao Palácio do Planalto, ouviram do poderoso ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. “O maior desafio do presidente Lula vai ser encontrar uma maneira de diminuir a falta de alimentos para mais de 70 milhões de brasileiros”. Segundo o influente interlocutor palaciano, os poderosos, inclusive os representantes do agronegócio, não querem nem saber de minimizar o fosso entre quem produz e essa faixa consumidora mais pobre. Em sua avaliação, somente os benefícios do Programa Bolsa Família não irá resolver essa demanda.

Reforma administrativa
Em entrevista na TV Cultura, o filósofo Luiz Felipe Pondé foi categórico ao dizer que o projeto da reforma administrativa é bom apenas nas falas do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP). “Na hora de colocar em prática, vai terminar em gavetas da própria Câmara Federal, por pressão dos funcionários da Casa e pelo fato de ser contra os princípios do Poder Judiciário, o mais influente do país”, vaticinou.

Minério e petróleo
Um levantamento em fase de apuração do Ministério da Economia tende a provar que a riqueza do Brasil não está no propalado agronegócio, como vem sendo difundido pela imprensa. Os dois pilares desse certame se sustentaram no setor mineral e no segmento do petróleo. A conferir.