Home > Principais > Setembro Vermelho: Doenças cardiovasculares afetam 14 milhões de pessoas no Brasil

Setembro Vermelho: Doenças cardiovasculares afetam 14 milhões de pessoas no Brasil

Essas enfermidades correspondem a 30% dos óbitos no país / Foto: Freepik.com

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 14 milhões de pessoas têm alguma doença cardiovascular no país e, pelo menos, 400 mil mortes ocorrem por ano em decorrência dessas enfermidades. O número corresponde a 30% de todos os óbitos no Brasil. Estima-se que até 2040, haverá o aumento de 250% desses eventos.

Como forma de alerta para a prevenção e o tratamento das doenças cardiovasculares, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) criou o “Setembro Vermelho”. O mês foi escolhido para a campanha porque no dia 29 comemora- -se o “Dia Mundial do Coração”, iniciativa da Federação Mundial do Coração com apoio das Nações Unidas.

O cardiologista Caio Ribeiro, coordenador da cardiologia do Hospital Vila da Serra, esclarece que as principais doenças cardiovasculares são a coronariana, que atinge os vasos sanguíneos que irrigam o coração; a cerebrovascular, enfermidade dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro; e a arterial periférica, patologia dos vasos sanguíneos que irrigam os membros superiores e inferiores. “As mais perigosas são os infartos e a angina, do grupo da coronariana; e o acidente vascular cerebral (AVC), doença cerebrovascular, pois têm as maiores taxas de mortalidade e morbidade”.

Ele conta que a maior causa dessas enfermidades é o depósito em longo prazo de gorduras (colesterol) nos vasos sanguíneos, que pode levar a entupimentos crônicos ou agudos. “Sendo os principais fatores de risco o histórico familiar, hipertensão, diabetes, tabagismo, obesidade e sedentarismo. Os homens têm risco aumentado em relação às mulheres”.

Ribeiro destaca também que os sintomas variam de acordo com o local acometido. “No caso da doença coronariana, os mais comuns são dor no peito e falta de ar. Já a patologia cerebrovascular costuma ser um pouco sintomática até que ocorra algum evento, o que aumenta ainda mais seu risco”.