Home > Artigo > Equipes de vôlei se movimentam para a temporada 2023/2024

Equipes de vôlei se movimentam para a temporada 2023/2024

Na maioria das vezes que escrevo para essa coluna, o assunto é o futebol, esporte que move os brasileiros pelos quatro cantos do país. Somos 215 milhões de pessoas que moram nos cerca de 5.570 municípios, que sempre têm um campinho de terra em cada cidadezinha para as “peladas” dos amantes da bola. Mas agora vamos relatar uma paixão esportiva que vem crescendo ano a ano no Brasil, o vôlei, sendo Minas Gerais considerada como a torcida mais fanática nos jogos e com ginásios lotados.

O calendário da temporada 2023/2024 começa em outubro, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) já definiu as datas das disputas. Os clubes brasileiros estão montando suas equipes feminina e masculina. No início de outubro, a Supercopa abre o calendário de competições. Vai ser um ano agitado de torneios, além de preparação da seleção brasileira feminina e masculina para classificação para as Olimpíadas de Paris 2024.

As datas definidas pela CBV, em parceria com a Federação Internacional de Vôlei, iniciam com a Supercopa. Em apenas um jogo, o vencedor da Copa Brasil enfrenta o ganhador da Superliga. O masculino disputa a taça em 6 de outubro. Como a equipe do Sada Cruzeiro conquistou as duas competições, a disputa será contra o vice-campeão da Superliga, o Itambé/Minas. Já no dia 7, é a vez das equipes femininas Praia Clube (vencedor da Superliga) contra o Minas Tênis Clube (campeão da Copa Brasil).

Em seguida começa a Superliga, principal divisão do Campeonato Brasileiro de Voleibol, disputada por 12 clubes. Os homens jogam entre 14 de outubro deste ano a 13 de abril de 2024, com o jogo final. As mulheres competem entre os dias 13 de outubro de 2023 a 6 de abril com o jogo final em 2024.

A temporada internacional terá o Mundial de Clubes entre 6 a 12 de dezembro deste ano, a Índia receberá as partidas do masculino. De 13 a 17 de dezembro, a China será palco dos jogos entre as mulheres. Em março deste ano, o Cruzeiro terminou o Sul-Americano Masculino em primeiro lugar, seguido do Minas. Dois meses depois, em maio, o Praia Clube venceu o Sul-Americano Feminino, e o Minas se sagrou vice-campeão. Sendo assim, os quatro clubes disputarão o Mundial.

A temporada do calendário do voleibol continua em 2024, de 15 a 28 de janeiro, é jogada a Copa do Brasil, no feminino e masculino. No torneio anual, os oito melhores times do primeiro turno da Superliga se enfrentam em jogos de mata-mata.

Mostrando a força do voleibol em Minas Gerais, cinco times mineiros disputarão pela primeira vez a Superliga A masculina, a elite do vôlei nacional: Sada Cruzeiro, Itambé Minas, Araguari Vôlei, Azulim Gabarito Monte Carmelo e Montes Claros América representarão Minas Gerais no maior torneio de voleibol do Brasil. Algumas são equipes já consolidadas na Superliga, outras retornam neste ano e o novato time da cidade de Araguari faz sua segunda temporada na primeira divisão do vôlei nacional. Todos eles disputarão também o Campeonato Mineiro que tem início em setembro e a participação também do JFVôlei.

Nas últimas duas edições, o troféu da Superliga veio para Minas Gerais. Foram dois títulos consecutivos do Sada Cruzeiro, a equipe tem oito no total, com dois vice-campeonatos para o Minas. Desde que a Superliga passou a se chamar assim e adotar o formato que tem hoje, em 1994, são 12 títulos mineiros, sendo oito do Sada e quatro do Minas.

O atual bicampeão Sada Cruzeiro joga mais uma vez para defender o título e o favoritismo. Com muitas estrelas no elenco, o time é uma das maiores potências do esporte nacional da última década. Após uma temporada vitoriosa, conseguiu manter praticamente a mesma base no elenco, que teve somente três saídas e duas chegadas. Lukinha, Lucas Bauer e Gregory (central da base) se despediram, e Alê e Lukinhas foram contratados. Para o próximo ano, as expectativas são grandes para que a equipe comandada pelo técnico Filipe Ferraz, ex-jogador da equipe, faça novamente uma campanha de sucesso na Superliga.

Já o time do Itambé Minas inicia a temporada quase completamente reformulado. O elenco completo ainda não foi divulgado pelo clube, a diretoria vem trabalhando para contratação de jogadores. Com as aposentadorias de William e Vissotto, as saídas de Juninho, Honorato, Elián, Resley, Matheus Pinta e o técnico Nery Tambeiro o grupo terá uma cara completamente diferente para a temporada 2023/2024. O Minas entra na competição como um dos favoritos da temporada, já que foi finalista nas últimas três edições do torneio.

Até o momento, o clube anunciou a chegada do técnico Guilherme Novaes, do levantador Murilo Radke e do central Renan Michelucci, além das renovações de Maique e Kelvi. O Araguari Vôlei fez sua primeira temporada na Superliga no ano passado, e conseguiu se manter na elite e, ainda por cima, conquistou o bronze histórico no Sul-Americano de Clubes. Na liga nacional, terminou em nono lugar, garantindo a permanência para a temporada. O elenco tem nomes relevantes, como Maicon e Pietro, jovens convocados para defenderem a seleção brasileira na Copa Pan-Americana. A equipe de Montes Claros, o MOC América, teve uma temporada de altos e baixos em 2022/2023. A equipe também vem reformulada, inclusive com uma nova comissão técnica, liderada por Reinaldo Bacilieri, ex-Pinheiros.

Para 2023/2024, um feito do MOC América seria a conquista da vaga nos playoffs, já que ficou de fora nos últimos anos. Para fechar os mineiros na Superliga, o Azulim Gabarito Monte Carmelo retorna à primeira divisão, após campanha de medalha de prata na Superliga B do ano passado. O time tem como técnico Manoel Honorato, também idealizador do projeto. Com reforços interessantes, como o levantador Cristiano Torelli, ex-Vôlei Renata, e Gabriel Cotrim, ex-São José, o Monte Carmelo chega para brigar pela permanência e uma vaga histórica nos playoffs.

Como gostamos de esporte, vamos arrumando a agenda para acompanhar os jogos de vôlei e torcer para as equipes mineiras serem campeãs e levantarem os troféus.