Quem nunca comprou algum produto depois que viu uma “publi” de algum influenciador nas redes sociais? Isso é chamado de marketing de influência, uma estratégia que envolve colaborações entre marcas e pessoas influentes nas mídias sociais. O objetivo principal é aproveitar a popularidade, a autoridade e o alcance desses influenciadores para promover produtos, serviços ou mensagens de uma marca para seu público-alvo.
A especialista em marketing de moda, Janaína Andrade, explica que as marcas estão trabalhando para que sejam únicas na hora de comprar. “Com a internet, a concorrência aumentou a nível nacional. É necessário posicionamento para se diferenciar do mercado e definir alguns pontos, como identidade, público- alvo e história de marca. As pessoas tendem a comprar o que lhes é familiar”.
Segundo a especialista, uma foto pode ajudar e muito nas vendas de um produto. “Vale mais que mil palavras, principalmente se tratando de moda, que é uma coisa visual. Uma imagem bem produzida pode transmitir várias mensagens e influenciar a decisão de compra dos consumidores, além de transmitir a identidade da marca, mostrar os detalhes e as qualidades do produto, criar aspirações e gerar desejo e emoção”.
De acordo com Janaína, as redes sociais têm grande impacto nas vendas. “Hoje as mídias sociais são extremamente importantes para as estratégias de venda dentro da área da moda. Quando usamos as plataformas de forma correta e com criatividade, a probabilidade é da marca conseguir aumentar a sua visibilidade. As mídias sociais permitem que as marcas alcancem um público global de forma mais rápida e eficiente, além de proporcionar um canal direto de comunicação entre as marcas e os clientes”.
Ela ainda reforça que as marcas devem estar atentas na personalização da experiência do cliente. “Isso tem um impacto significativo nas estratégias de marketing das marcas de moda, pois permite criar conexões mais profundas e relevantes com os consumidores. É uma abordagem estratégica poderosa que pode fortalecer o relacionamento entre as marcas e seus clientes, resultando em maior engajamento, lealdade, satisfação e, em última análise, impactando positivamente o sucesso das estratégias de marketing”.