Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Sucessão em BH

São muitas as especulações quanto aos reais motivos do súbito afastamento do então poderoso secretário de Governo, Igor Eto. Nos bastidores da Assembleia Legislativa, comentou-se: “seu inferno astral teve início quando ele resolveu se envolver mais diretamente na sucessão de Belo Horizonte, cujo engajamento desagradou várias pessoas e grupos interessados no tema”. A conferir.

 

Política em MOC

Recentemente, a imprensa mineira aventou a possibilidade do veterano deputado estadual, Gil Pereira (PSD), se embrenhar na discussão referente ao pleito sucessório em Montes Claros. No entanto, o parlamentar nada fala sobre o assunto, embora não tenha desmentido a informação.

 

Sucessão em Betim e Uberlândia

Nos dois grandes colégios eleitorais de Minas Gerais, Uberlândia e Betim, os atuais prefeitos, Odelmo Leão (PP) e Vittorio Medioli, respectivamente, não podem mais se candidatar, por já estarem no segundo mandato. Vale destacar que são nomes com preponderante prestígio eleitoral, capazes de transferir votos para seus afilhados políticos.

 

Briga por partido

Persiste a pretensão do deputado federal Igor Timo (Podemos) mudar de partido e assumir a presidência do PSB mineiro, desalojando o atual titular, o ex-deputado Mário Assad Filho. Uma briga que pode se estender por meses.

 

Presidente da ALMG

Até agora, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB), se manteve preso a compromissos assumidos quando de sua eleição. No segundo semestre, a expectativa é que ele estabeleça uma agenda sem essas tais amarrações. A conferir.

 

Vereador de BH

Na porta do Café Nice, no Centro de Belo Horizonte, um frequentador comentou: “quando o presidente da Câmara de Vereadores, Gabriel Azevedo, aparece na televisão, sempre fica a impressão que ele está com ódio de alguém ou por algum motivo. É uma raiva estampada que muda até o seu semblante”.

 

PT sem nomes

A cúpula do PT nacional continua apostando no nome da deputada estadual Beatriz Cerqueira para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte este ano. Mas, ela mesma não estaria convencida da importância de sua participação nesse projeto no pleito vindouro.

 

Interesse próprio?

No Café Boca de Pito, depois que o governo sancionou a lei cobrando apenas 1% das locadoras de veículos, logo veio o viés maldoso do fato. Disseram por lá que a família do governador do estado tem firma especializada nesse tipo de atividade.

 

Centro da capital

A Prefeitura de Belo Horizonte continua trabalhando para revitalizar o Centro da cidade, porém, o projeto ainda não decolou. Na avaliação de especialistas, os comerciantes da região terão que se engajar mais nessa proposta do poder público.

 

Ministro falastrão?

Sem meias palavras, o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Dimas Ramalho, disse que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, deveria ter negado o convite para comparecer a um evento político-estudantil na União Nacional dos Estudantes (UNE). Além de ter sido vaiado, foi completamente infeliz com as suas declarações de cunho político. “Ele perdeu uma grande chance de ficar calado”, vaticinou.

Comentário único. O ministro estampou a seguinte frase: “nós derrotamos o bolsonarismo”.

 

Política internacional

Especialistas em assuntos internacionais comentam que a possível inclusão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) seria uma provocação direta ao presidente da Rússia. Isso poderia levar a uma escalada ainda maior na guerra entre os dois países.

 

Paz e harmonia

Assessores políticos do presidente Lula (PT) lutam para que haja paz e harmonia entre ele e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP). “O ruído político prejudica a economia do país e também não é bom para a população e o próprio governo”, avaliam os membros do Planalto.