Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Menin na política
Na opinião de jornalistas da crônica política, a presença do empresário Rubens Menin na política mineira é uma questão de tempo. Na avaliação dos comunicadores, ele não resistirá a tantas insinuações em relação a sua incursão como candidato a governador de Minas. É aguardar para conferir…

Sucessão em BH
A informação indicando que o e ex-prefeito Marcio Lacerda estaria disposto a disputar a eleição na sucessão de Fuad Noman continua sendo o assunto do momento em Belo Horizonte.

Betim e Uberlândia
Terminou o prazo para desincompatibilização sem que dois grandes nomes do municipalismo mineiro, os prefeitos Odelmo Leão (PP), de Uberlândia, e Vittorio Medioli, de Betim, deixassem o comando de suas cidades. “Os dois que foram reeleitos querem realizar administrações para ficar para na história de seus municípios”.

Prefeitos ausentes
Em Montes Claros, no Norte de Minas, é nítida a popularidade do prefeito Humberto Souto (Cidadania), mas, ele por conta da pandemia, não aparece em seu gabinete de trabalho há muito tempo, segundo se comenta na Porta do Café Galo, no Centro da cidade. Já na histórica Ouro Preto, a ausência mais constante do prefeito Ângelo Oswaldo (PV) nas dependências da prefeitura também foi notada.

MDB sem rumo
No início deste ano, uma das estrelas do MDB, o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, anunciava o seu afastamento da sigla. Agora, veio a martelada final com a saída estabanada do senador Carlos Viana para se tornar candidato a governador pelo Partido Liberal (PL). Ou seja, o presidente Newton Cardoso Júnior, certamente, não está vivendo um dos seus melhores momentos na política mineira.

Narcio x Viana
Quando ainda estava filiado ao MDB, até semana anterior, o senador Carlos Viana havia acertado com o ex-deputado Narcio Rodrigues para ser o seu coordenador de campanha ao governo de Minas. Agora, essa pretensão foi por “água a baixo”.

Nome influente
Presente no evento de eleição para a nova mesa diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), o ex-presidente da entidade e ex-prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio foi a figura mais destacada no certame.

Brant ausente
O nome do atual vice-governador Paulo Brant (PSDB) não foi citado por nenhum dos grupos como opção factível para disputar novamente o posto. Ou seja, pelo visto, ele deverá se afastar da vida pública.

Pimentel x Zema
Amigos do ex-governador Fernando Pimentel (PT) deixam claro: “Toda vez que o governador Romeu Zema (Novo) falar qualquer asneira em relação ao governo petista vai ter troco imediato”. Uma espécie de bateu, levou. Isso ainda vai dar xabú, ora se vai.

Doria sem apoio
De acordo com levantamento realizado, informalmente, pela crônica política nacional, o presidenciável tucano João Doria está encontrando muita dificuldade de ser recebido nos estados por falta de lideranças regionais expressivas para recebê-lo. Coitado do moço, gente!

Notícias falsas
Uma previsão do próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indica que o número de notícias falsas poderá chegar a 100 milhões no período eleitoral. Santo Deus!

Caixeiro viajante?
Como se fosse um caixeiro viajante, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) diz que vai visitar cidades e estados, mas em sua bagagem não há uma mercadoria definida. Ou seja, ele não sabe sequer se poderá ser candidato a qualquer cargo. Ironias do seu colega tucano, João Doria (PSDB). Cruz credo, gente!

Aécio reabilitado?
Em Brasília fala-se muito na reabilitação política do deputado tucano Aécio Neves. Mas os menos otimistas preferem aguardar o resultado das urnas, já que o parlamentar mineiro almeja ser reeleito para o posto mais uma vez.

Sem redes sociais
“Seja diferente. Seja chique. Seja uma pessoa sem redes sociais e vá viver a vida intensamente”. Frase do filósofo Luiz Felipe Pondé. Corajoso, não é mesmo, gente?

Deputado sem ética?
Parlamentares com mais acesso ao gabinete do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), comentam que o dirigente não tem a menor intenção de reforçar o pedido de cassação do deputado Daniel Silveira (PTB). No entanto, segundo fontes, ele se nega a pressionar os membros do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados do Brasil, que tem o intuito de barrar a evolução da denúncia. Ou seja, Lira fala uma coisa e faz outra.

Reforma emperrada
Especialistas em São Paulo e em Brasília têm dito que o projeto de Reforma Tributária, em tramitação no Congresso Nacional, se transformou em uma verdadeira “gambiarra”. E que isso vai terminar levando o tema a ser discutido após a eleição para desespero dos empresários que, ao longo de uma década, lutam pela aprovação de um novo marco capaz de mudar a atual situação das leis que regem o sistema no Brasil.

Linha de frente
Na saída do Ministério da Saúde, o ministro Marcelo Queiroga comentou: “A respeito da vacinação contra a COVID-19, a Indústria Farmacêutica entregou tudo aquilo que prometeu. E isso coloca o segmento na linha de frente da credibilidade pública mundial”.

Petrobras x Política
“O Palácio do Planalto está jogando errado ao querer usar a Petrobras como instrumento político. Isso pode ser um problema, pois não há a menor possibilidade de haver controle do preço do combustível, diante dessa oscilação internacional. Ou seja, o tiro pode sair pela culatra”. Opinião do jornalista Carlos Alberto Sardenberg.

Exagero geral
Não é um número exato, mas, segundo sondagem realizada pela imprensa que faz cobertura no Senado Federal, tem gabinete de senador com até 80 funcionários. Se essa quantidade for real, o montante equivale ao percentual de trabalhadores com possibilidade de atuarem em uma empresa de médio porte. Cruz credo, gente!

Mandato parlamentar
Ainda de acordo com jornalistas de Brasília, um levantamento feito por instituições internacionais comprova que o mandato dos parlamentares do Brasil é considerado um dos mais caros do mundo. Santo Deus, gente!