Home > Cidades > Passeio turístico em Tiradentes é eleito um dos melhores do mundo

Passeio turístico em Tiradentes é eleito um dos melhores do mundo

Foto: Pedro Vilela

O ranking divulgado pelo TripAdvisor, uma das mais conhecidas plataformas de viagens, em sua premiação anual Traveller’s Choice Best of the Best 2023 (“Melhor dos melhores na escolha do viajante”, em tradução livre), uma congratulação que é dada para os circuitos mais bem avaliados pelos usuários, elegeu a cidade de Tiradentes, com seu roteiro turístico “Walking Tour Becos de Tiradentes”, entre as 25 melhores excursões culturais e históricas do mundo. O passeio ficou em primeiro lugar na categoria “Melhores experiências gerais” do Brasil e em quarto da América do Sul.

Na disputa global, Tiradentes foi o único representante brasileiro entre os 25 eleitos. O roteiro apareceu na lista ao lado de atraçõesculturais, como a visita guiada ao museu do Louvre, em Paris; a excursão ao subterrâneo do Coliseu, em Roma; passeio particular ao Taj Mahal, em Nova Délhi, e o Walking Tour em Florença, na Itália.

O Superintendente Municipal de Turismo de Tiradentes, Guilherme Carvalho, pontua que essa premiação foi recebida com muita alegria por toda cidade e vem qualificar ainda mais o setor. “Como é um roteiro que vem sendo trabalhado desde 2012 e que na edição de 2022 alcançou a 5ª colocação no ranking nacional, era esperado que cada vez mais tivéssemos destaque desse passeio. Esse prêmio nos mostrou uma mudança no perfil do visitante, que cada vez mais quer sentir a experiência como um todo”.

Ele acrescenta que Tiradentes tem 95% da sua renda vinda do turismo. “O município não tem mineradoras, siderúrgicas ou indústrias, sendo o trade turístico a nossa maior fonte de renda. Hoje, a cidade recebe, aproximadamente, 400 mil pessoas por ano”.

Passeio premiado

Qualificado como cinco estrelas no TripAdvisor, o roteiro “Walking Tour Becos de Tiradentes” tem mais de 610 avaliações, todas classificadas como excelentes. A caminhada, que dura cerca de 2h30, promove uma imersão histórico-cultural pelo percurso dos becos, bosques e principais igrejas da cidade, integrante do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes. Carvalho explica que a dinâmica deste guiamento utiliza os becos, que era o eixo da servidão utilizado pelos negros escravizados no século 18, para apresentar uma outra Tiradentes que vai muito além da Maria Fumaça, igrejas e atraçõesmais conhecidas.

“Segundo o próprio criador do roteiro, o guia Fabrício Rodrigues, a proposta é a mesma desde 2012, que é oferecer um mergulho nos bastidores da nossa história. A cidade é toda interligada por becos e é através deles que vamos descobrindo como foi o processo de formação do município, da organização e segregação das irmandades religiosas, conflitos sociais e políticos, escravidão e toda a riqueza da nossa arte e arquitetura’’.

O superintendente afirma que existem vários planos e ações para o turismo de Tiradentes. “São capacitações do trade turístico e da própria população, implantação do mapeamento de dados para obter informações sobre o setor na cidade e toda a região, além de transformar o município em destino turístico inteligente e manter o turismo de forma sustentável e equilibrado. Também queremos trazer cada vez mais a população para dentro do trade, não só como mão de obra,mas como protagonista desse bem imaterial, proporcionando um pertencimento ao morador tiradentino”.

Minas Gerais

De acordo com o Índice de Atividades Turísticas (Iatur), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais registrou a maior variação no volume das atividades turísticas em 2023, em comparação com 2022, e desponta como o estado brasileiro com maior crescimento no setor. A variação mineira foi de 24,3%, ficando 13,2 pontos percentuais acima da média nacional (11,1%). A receita nominal cresceu 34,9%, superando a média brasileira, que ficou em 30,1% no período analisado.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, destaca que isso é reflexo do compromisso da gestão com o desenvolvimento do turismo em toda a sua extensão. “Dados do IBGE apontam que o setor é um dos principais responsáveis pelo aumento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, o que demonstra a importância das atividades turísticas. Nossa meta é investir cada vez mais para contribuirmos em maior geração de emprego e renda”.