Home > Esporte > Os 20 anos da Tríplice Coroa do Cruzeiro contada por Alberto Rodrigues

Os 20 anos da Tríplice Coroa do Cruzeiro contada por Alberto Rodrigues

Elenco Cruzeiro: Time conseguiu feito inédito no futebol brasileiro / Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Na defesa, Gomes, Maurinho, Cris, Edu Dracena e Leandro. O meio de campo formado por Maldonado, Augusto Recife, Wendell e Alex. No ataque, Aristizábal e Mota. Esse time comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo conseguiu, em 2003, um feito histórico para o Cruzeiro e inédito no futebol brasileiro na época: ser campeão do Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. A equipe, considerada por muitos torcedores como a melhor de todos os tempos, começou a ser montada ainda em 2002, com a chegada do treinador.

E quem contou boa parte dessa história foi o narrador Alberto Rodrigues, que acreditava que o treinador e o time poderiam fazer história. “A gente conhecia o Vanderlei na época. Ele formou o time para 2003 no ano anterior e pediu para que o Alex, que tinha um desentendimento com a diretoria, ficasse para o ano seguinte. O jogador acabou sendo o grande nome daquela equipe e o principal do futebol brasileiro naquele ano”.

A temporada começou vitoriosa para o time celeste, vencendo dez das 12 partidas do Campeonato Mineiro. O título foi confirmado após vencer a URT por 4 a 0, em Patos de Minas. A segunda conquista da equipe foi a Copa do Brasil, que também veio de maneira invicta, sendo 8 vitórias e 3 empates. No torneio, o Cruzeiro enfrentou Rio Branco-ES, Corintians-RN, Vila Nova-GO, Vasco, Goiás e Flamengo. Para Alberto Rodrigues, os duelos contra o rubro-negro carioca são memoráveis. “As finais foram dois jogos sensacionais, o primeiro no Maracanã, o empate em 1 a 1, com aquele golaço do Alex, calando mais de 72 mil pessoas e na volta, vencendo por 3 a 1 no Mineirão”.

Para finalizar aquele ano mágico, o Cruzeiro ainda conquistou o Campeonato Brasileiro, pela primeira vez no formato de pontos corridos. Em 46 jogos, foram 31 vitórias, 7 empates e 8 derrotas. No total, a Raposa fez 100 pontos, um recorde na competição de pontos corridos.

Alberto Rodrigues relembra alguns jogos que foram marcantes naquela campanha. “Vitória contra o Santos, um 3 a 0 no Mineirão, ganhar o clássico contra o Atlético e o jogo contra o Paysandu, que confirmou a conquista do título. Normalmente, quando se vence por antecipação, a equipe campeã tira o pé, mas aquele era diferente pois venceu o Fluminense por 5 a 2 e o Bahia por 7 a 0 na última rodada”.

Atual momento

O Cruzeiro está de volta à primeira divisão do Campeonato Brasileiro, após permanecer na série B por três temporadas. “O time atual não tem grandes estrelas, mas está em boa colocação no torneio e tem condições de permanecer na Série A. Destaco também a atuação do técnico Pepa, que tem sido um bom treinador e conseguido alcançar resultados positivos”, afirma Alberto Rodrigues.

Ele diz que ao chegar no comando do Cruzeiro, Ronaldo prometeu um time que pudesse permanecer na primeira divisão e brigar por títulos. “Para conseguir ganhar novamente um Brasileirão, acho difícil, mas sob o comando do Ronaldo, acredito que a qualidade do elenco vai melhorar daqui para frente”.

Gols

Relembre alguns gols narrados daquela temporada histórica do Cruzeiro pelo Alberto Rodrigues.

  • URT 0 x 4 Cruzeiro, pela 11ª rodada do Campeonato Mineiro

 

  • Flamengo 1 x 1 Cruzeiro, jogo de ida da final da Copa do Brasil

 

  • Cruzeiro 3 x 1 Flamengo, jogo de volta da final da Copa do Brasil

 

  • Cruzeiro 3 x 0 Santos, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro

 

  • Cruzeiro 2 x 1 Paysandu, pela 44ª rodada do Campeonato Brasileiro

 

  • Bahia 0 x 7 Cruzeiro, pela 46ª rodada do Campeonato Brasileiro 2003