Home > Editorial > Mercado de trabalho

Mercado de trabalho

Cientistas, filósofos, pensadores e formadores de opinião estão expressando a chegada de um novo mundo, após o fim da COVID-19, que ceifou milhões de vidas em todos os continentes. A partir desta realidade, com a chegada das vacinas e outras intervenções da ciência, a pandemia está ficando para trás, mas os seus efeitos danosos ainda pairam perante a sociedade. Agora, o desafio de tentar voltar à vida normal será enorme, se isso for possível, especialmente no tangente às atividades profissionais.

Os jovens mais conectados continuam defendendo a tese de que o trabalho na modalidade home office veio para ficar. Uma pesquisa divulgada na semana passada, pela plataforma de recursos humanos Infojobs, apontou que aqueles que procuram uma nova oportunidade de emprego nem sempre conseguem o sistema híbrido.

Na avaliação da executiva da firma, Ana Paula Prado, o movimento de volta ao escritório, ou seja, na forma presencial, está avançando, pois neste sentido, os empresários mostram para os funcionários a importância que a empresa enxerga no modelo de trabalho presencial, mediante impactos para a cultura organizacional e o clima entre as equipes.

No mesmo levantamento da aludida empresa de recursos humanos, confirma-se o que vem sendo propalado no dia a dia do cidadão comum: apesar da oferta dos postos remotos e híbridos, as vagas totalmente abertas ainda são maioria. Para se ter uma ideia, em janeiro deste ano, o trabalho presencial era de 94,8% das 7.010 vagas, o híbrido equivalia a 2,48%, enquanto os postos remotos significavam 2,7%.

Toda essa discussão terá um sentido mais amplo, quando acontecer a plena retomada do crescimento econômico no país. A partir desta realidade irão surgir novas oportunidades de contratação de trabalhadores de carteira assinada. Para que todos tenham um lugar ao sol, carece haver uma decisão governamental para mostrar o caminho a seguir.

Espera-se que, além do trabalho, possa surgir também uma nova orientação da humanidade, onde as pessoas passem a respeitar mais os seus semelhantes, e a harmonia entre empregado e empregador se prospere como fundamental, para ajudar a reescrever esse esperado mundo novo, livre e sem o incômodo da pandemia.