Home > Cidades > PBH lança nova plataforma de oportunidades de emprego

PBH lança nova plataforma de oportunidades de emprego

Foto: Rodrigo Clemente

O prefeito Fuad Noman (PSD) participou do lançamento da nova plataforma de intermediação de mão de obra e geração de oportunidades da Prefeitura de Belo Horizonte, a GO BH. O site tem como compromisso desburocratizar o acesso dos cidadãos a vagas de emprego, unindo quem procura a quem oferece de forma gratuita, simples e ágil. O portal será também uma vitrine para os empreendedores comercializarem produtos e serviços temporários, além de reunir cursos e qualificações oferecidos pela Prefeitura e instituições parceiras.

“O nosso objetivo é oferecer o maior número de vagas possível e permitir que os indivíduos possam se requalificar. Para nós, a melhor maneira de dar atenção a quem está precisando de trabalho é oferecer vaga. É isso que nós estamos fazendo: buscando as ofertas para levar diretamente para as pessoas. É um processo muito simples e esperamos que essas 1.500 vagas que nós abrimos vença hoje, amanhã, depois, porque quanto mais gente trabalhando, melhor para todos”, afirmou o prefeito Fuad Noman.

Elaborada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Prodabel, a ferramenta vai incorporar também as vagas anunciadas por meio da plataforma do Sistema Nacional de Emprego (Sine), tornando o GO BH um ambiente amigável e de fácil navegação para a interlocução entre os candidatos e as empresas.

“Desburocratizar a vida das pessoas é uma das prioridades da nossa gestão. Com o GO BH, quem procura o primeiro emprego ou uma recolocação no mercado poderá usar o próprio celular para se candidatar simultaneamente a diversas vagas, tendo mais chances de sucesso. Para as empresas, a ferramenta traz transparência no processo e um filtro mais assertivo para localizar um profissional com o perfil adequado”, explica o prefeito.

No lançamento, o GO BH apresentou um cardápio com mais de 1.500 vagas, atualizadas em tempo real, para oportunidades remotas, híbridas ou presenciais, em Belo Horizonte e região metropolitana. Com o login vinculado à plataforma Rede Gov.br, o portal permite que o usuário realize o cadastro do perfil profissional, para um melhor filtro das vagas oferecidas, e possibilita a criação de um currículo e também a associação a perfis em outros sites, como o LinkedIn.

“Estamos trabalhando para tornar a nossa cidade mais eficiente e estimular o mercado de trabalho e de negócios de maneira inovadora. É evidente a força das conexões on-line e a importância de utilizarmos a tecnologia como aliada para o desenvolvimento. Neste caminho, o GO BH leva mais emprego e renda para a palma da mão do cidadão, conectando-o com um universo ampliado de possibilidades profissionais”, comemora Fernando Motta, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Para os empreendedores e empresas que têm vagas disponíveis, o portal traz novidades que vão otimizar as contratações. Com o GO BH, os contratantes poderão realizar contato diretamente com os profissionais, agilizando o processo seletivo. Além disso, será possível selecionar os candidatos por meio de uma ferramenta de georreferenciamento, buscando quem reside mais perto de seu comércio ou empresa.

A plataforma

Com uma proposta integrada, o portal abre espaço também para profissionais autônomos que desejam dar visibilidade aos seus negócios e oferecer a prestação de seus serviços a novos clientes. No site, é possível cadastrar anúncios gratuitamente e promovê-los nas redes sociais.

Para quem está em busca de qualificação, a plataforma oferece um cardápio diverso de cursos e oficinas. Nele estão reunidas ações de educação profissional oferecidas gratuitamente pela Prefeitura e há um espaço para que a sociedade civil e a iniciativa privada cadastrem suas oportunidades.