Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Sucessão em BH
Pré-candidato à sucessão à Prefeitura de Belo Horizonte, o deputado estadual Bruno Engler (PL) avalia a sua bandeira para enfrentar o atual prefeito, Fuad Noman (PSD). Matemáticos da política mineira dizem que apenas o apoio dos bolsonaristas não seria suficiente para convencer grande parte dos mais de dois milhões de eleitores da capital mineira.

Tribunal de Contas
Segundo informações de bastidores, a próxima vaga para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) ocorrerá apenas em abril do próximo ano. O nome do deputado estadual Alencar da Silveira (PDT) já está sendo mencionado como um dos candidatos ao posto.

Presidente do PP
Recentemente, o deputado Antônio Pinheiro Neto, mais conhecido como Pinheirinho (PP), assumiu a presidência estadual do Partido Progressistas. Segundo comentários, ele ainda não conseguiu se desvencilhar das “pegadinhas” deixadas por seu antigo presidente, Marcelo Aro, um dos fundadores da sigla em Minas.

Privatização da Ceasa
Não se sabe exatamente por qual motivo, mas o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), teria ficado satisfeito com a decisão do governo federal de retirar a Ceasa Minas da lista de empresas a serem privatizadas.

Sem obras
Indagação ouvida na porta do tradicional Café Nice, no Centro da capital mineira. “Qual a grande obra em Belo Horizonte, com o apoio do governo do estado?”.

Apoio de Lira
Nem bem chegou a Brasília e a deputada federal Rosangela Reis (PL) já conseguiu o apadrinhamento do poderoso presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP). Ele promete ajudá-la no encaminhamento de suas demandas ao Palácio do Planalto.

Paulo Brant
Jornalistas da crônica política avaliam que se o ex-vice-governador Paulo Brant (PSB), efetivamente, deseja ser candidato à Prefeitura Belo Horizonte no próximo ano, terá de deixar de frequentar a zona Sul da capital e começar a manter contato com lideranças das periferias.

Retorno do publicitário
Em Brasília, já se comenta sobre o engajamento do publicitário mineiro, Paulo Vasconcelos, em projetos que visam a eleição ao governo mineiro, em 2026. Ele, avaliado como amigo pessoal do deputado Aécio Neves (PSDB), também estaria prestes a realizar trabalhos para outros grupos.

Balcão de negócios
Irritado, o jornalista global Gerson Camarotti disse que a Câmara Federal era e continua sendo o maior balcão de negócios do país.

Cenário econômico
Para o empresário e ex-deputado paulistano Emerson Kapaz, o cenário nacional já indica a possibilidade de um crescimento econômico de 2%. Isso seria suficiente para melhorar o nível de emprego no segundo semestre deste ano.

Coitado do Collor
Uma análise despretensiosa, feita por jornalistas da crônica política de Brasília, reafirma o que já foi noticiado nos últimos dias. O ex-presidente Fernando Collor, prestes a ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e preso em regime fechado, não teve apoio dos tradicionais caciques da política brasileira para tentar se desvencilhar do seu processo.

INSS emperrado
Os números são assustadores. Por conta da paralisação e da atuação em home office no período da pandemia, há mais de um milhão de pessoas esperando na fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para fazer perícias e receber seus benefícios.

Agronegócio
Semana passada, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, respondendo a indagação de jornalistas, afirmou que, “nos últimos três meses, mais 20 países passaram a adquirir do Brasil os produtos do agronegócio”.