Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Pedra x Pedras
No princípio desta campanha eleitoral para prefeito de Belo Horizonte havia muita falação em relação a possíveis denúncias contra Alexandre Kalil (PSD). Mas tudo não passou de bazófia, já que nada de muito sério foi levado a efeito. Até mesmo porque, segundo consta dos bastidores, o grupo de Kalil também tem muitos dados da vida pregressa de vários dos demais candidatos. Ou seja, chumbo trocado, ora veja.

Centro Turístico de Minas
O secretário de Estado da Cultura, Leônidas Oliveira, disse a jornalistas que vai transformar o Centro de Cultura da Praça da Liberdade no maior Centro Turístico de Minas. Vamos aguardar os próximos passos!

Zema e a comunicação
A expectativa nos meandros da política mineira é no sentido de que a partir da eleição para os prefeitos o governador Romeu Zema (Novo) venha jogar pesado no seu esquema de comunicação. Afinal, ele tem uma boa avaliação, mas com a ajuda dessa divulgação de suas realizações pode se tornar um político imbatível para projetos futuros.

Pimentel de volta
Semana passada, o ex-governador Fernando Pimentel apareceu perante o segmento político ao fazer visita às periferias de BH com o candidato Nilmário Miranda (PT).

Jô, a eterna política
Natural do Rio Grande do Norte, a ex-deputada federal Jô Moraes está em frenética campanha para ser eleita vereadora de BH. Filiada ao PCdoB, a ex-parlamentar sempre esteve envolvida nos meandros políticos.

Sucessão dos vereadores
Entre os vereadores da capital mineira, a grande aposta é saber quem vai ser reeleito para poder montar o quebra-cabeça em relação ao nome para suceder a atual presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Nely Aquino (Podemos).

Ciúmes entre políticos
Ex-deputado federal por São Paulo, o bem-sucedido empresário Emerson Kapaz, ao ser indagado por jornalistas qual o motivo de seu afastamento da vida pública, respondeu de pronto: “Em Brasília, quando acontece de um parlamentar fazer um bom trabalho, aparecem vários colegas atrapalhando, minimizando a importância do que foi feito, na maioria das vezes por puro ciúme. Aí, não dá para continuar neste meio”, disse.

Bolsonaro x São
Paulo Em Brasília, comenta-se sobre o estresse da equipe política de Jair Bolsonaro, visando encontrar um caminho plausível para melhorar a popularidade do presidente em São Paulo. Por lá, o governador João Doria (PSDB) é bem avaliado e o chefe da nação visto como um péssimo administrador.

Acabar com o SUS?
Dizem que o decreto acabando com o Sistema Único de Saúde (SUS), depois revogado pela presidência da República, deixou meio mundo de prontidão. Segundo especialistas em saúde, isso pode ser uma ideia do governo que não foi levada a efeito agora, mas pode ser colocada em evidência a qualquer momento, especialmente quando terminar esse pleito eleitoral.

Presidente e a COVID-19
“Em todos os países do mundo, especialmente na Europa, os presidentes estão a toda hora concedendo entrevista para dar um direcionamento à política de combate à COVID-19. No Brasil, os governadores e os prefeitos são obrigados a tomarem decisões isoladas devido à ausência de uma política nacional sobre o setor. Isso na minha avaliação está errado”. Opinião do historiador Marco Antonio Villa.

Concentração bancária
Todo brasileiro já sabe, mas é sempre bom repetir uma informação divulgada pela jornalista Juliana Rosa. Atualmente, segundo a comunicadora, apenas cinco bancos concentram 80% do movimento financeiro do nosso país.

Agradando os seguidores
Reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, o mestre José Vicente avalia que esse estilo do presidente Bolsonaro de fazer comentários, voltar atrás no dia seguinte, para demais reafirmar a fala anterior, é uma espécie de vai e vem sem limites e um jogo para agradar os seus seguidores nas redes sociais. “Mas não se enganem não. Isso vai seguir até o final de seu governo”, sentencia.

Mercado oscilante
Segundo especialistas, a recente e exagerada subida do valor do dólar em nosso país, tem a ver com a volta acentuada da onda de COVID-19 na Europa. Ou seja, os outros adoecem no primeiro mundo e os pobres brasileiros pagam a conta? Eu, hein.

Economistas maldosos
Sem entrar em detalhes, o filósofo Luiz Felipe Pondé saiu em defesa do presidente da República semana passada. Para ele, essa ideia da privatização do SUS, como chegou a ser formalizado oficialmente, foi uma maldade da equipe econômica do governo. Será?

Bate-boca político
A imprensa nacional registra diariamente cenas do governador paulistano João Dória (PSDB) enfrentando ministros e até mesmo o presidente da República. A partir desta realidade, tem muitos comunicadores alertando que este bang bang vai durar até o final de 2020.

Briga de gigantes
Antes eles eram amigos desde a infância, mas na medida em que se aproxima do período eleitoral, ambos estão cada vez mais distantes. Estamos falando do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do deputado Arthur Lira (PP-AL). O motivo é óbvio: concorrência pela presidência daquela Casa. A cobra vai fumar!

Sucessão na Assembleia
A sucessão para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) já começa a ser assunto. Até o momento, a presidência parece estar reservada ao atual mandatário Agostinho Patrus (PV), mas tudo pode acontecer quanto aos demais cargos da Assembleia.

Prestígio de Fuad
Antes mesmo de possivelmente ser eleito vice-prefeito da capital, o ex-secretário da Fazenda da PBH, Fuad Noman, tem demonstrado prestígio total junto ao comando da campanha para reeleição de Kalil.

Eleição em Sabará
De acordo com os matemáticos da política mineira, a reeleição do atual prefeito de Sabará, Wander Borges (PSB), parece mais certa do que nunca. Caso isso se confirme, a família Borges estaria completando 30 anos de hegemonia na cidade. Ave Maria, gente!