Home > Esporte > Minas Gerais vai participar do Campeonato Brasileiro de Seleções de base do Basquete

Minas Gerais vai participar do Campeonato Brasileiro de Seleções de base do Basquete

Competição acontecerá entre os dias 17 e 21 de maio – CBB/Divulgação

A Federação Mineira de Basketball (FMB) vai participar, com a seleção Sub-16 masculina, do Campeonato Brasileiro de Seleções de base de 2023. Os duelos vão acontecer entre os dias 17 e 21 de maio, na Arena Jacaraípe, em Serra, no Espírito Santo. Os jogos serão transmitidos pelo canal do YouTube do anfitrião, Cetaf/IVV. (Confira partidas e horários no final da reportagem)

O Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais será realizado com a categoria sub-16, com times masculinos e femininos. As federações classificadas serão atribuídas os seguintes prêmios: troféus e medalhas para as equipes campeã, vice-campeã e 3ª colocada.

Nesta primeira fase, as federações foram divididas em cinco regionais: Norte-Oeste, Norte-Leste, Centro-Oeste, Nordeste e Sul-Sudeste. A etapa final terá 10 equipes, as vagas serão distribuídas da seguinte forma: um representante do Norte-Oeste e Norte-Leste; dois do Nordeste e Centro-Oeste, e quatro da regional Sul-Sudeste.

Estarão na competição as federações de Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso, Acre, Roraima, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. A organização ainda não divulgou os participantes da regional Nordeste e também não decidiu a data e o local para a grande final.

Classificados

O Amazonas foi o grande campeão da regional Norte-Oeste do Brasileiro de Seleções Estaduais. Os amazonenses levaram a melhor no masculino, fechou em 2 a 0, e no feminino, diante de Roraima, a decisão foi para a série melhor de três. A etapa aconteceu em Manaus.

Já na regional Norte-Leste, o Maranhão e o Pará ficaram com a taça, garantindo um lugar na etapa final da competição nacional. Em ambos os naipes, o Amapá ficou em terceiro lugar. No feminino, o segundo lugar foi do Pará e no masculino, o segundo colocado foi o Maranhão. A etapa aconteceu em Macapá. Agora todos os campeões ficam no aguardo das definições do Sul-Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

A competição

Segundo a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), a competição tem como objetivos propiciar o intercâmbio entre as federações, de modo a difundir e incentivar a prática do basquete, desenvolvendo e aprimorando seu nível técnico; observar o nível das equipes participantes e selecionar valores para constituição das representações da CBB em competições internacionais; e congregar os desportistas das várias regiões do território nacional para estímulo recíproco e intercâmbio.

O Brasileiro de Seleções Estaduais retornou em 2022, com a disputa da categoria sub-18, tendo como campeão o estado de São Paulo, em ambos os naipes. O evento ajudou também a revelar grandes nomes do basquete nacional, como os atletas Tainá Paixão e Yago Matheus.