Home > Cultura e Turismo > 8ª mostra “Noite de Cinema” vai exibir filmes de graça

8ª mostra “Noite de Cinema” vai exibir filmes de graça

Em maio, evento estará em Padre Carvalho, Pirapora e Buritizeiro – Foto: Divulgação

Promovida pelo Coletivo Noite de Cinema, a 8ª edição da mostra audiovisual vai circular por cidades do Norte do estado, em maio, com sessões de filmes gratuitas, abertas ao público e com classificação livre. Depois de passar por nove municípios de Minas Gerais, o projeto chega a Padre Carvalho (2/5), Pirapora (19 e 20/5) e Buritizeiro (21/5).

No Centro do município de Padre Carvalho serão exibidos cinco filmes, a partir das 19h. Já em Pirapora serão apresentadas seis produções, no primeiro dia, será no ginásio poliesportivo Vereador José Gomes de Souza e no segundo, no ginásio poliesportivo Felipe Daruich, às 19h e 20h. Em Buritizeiro, as sessões serão às 19h, na Praça de eventos no Centro.

Segundo a organização, pela proximidade da bacia do Rio São Francisco, a curadoria priorizou obras que também reforçam a importância da preservação socioambiental e da sustentabilidade. “Em cada cidade, serão exibidos curtas e médias metragens nacionais, de diferentes gêneros, que retratam a diversidade cultural brasileira. E também haverá a distribuição de pipoca e refrigerante para o público”.

Uma preocupação do coletivo é promover a exibição de produções nacionais, de artistas independentes, que, em sua maioria, ficam de fora dos grandes circuitos e da cadeia comercial do cinema. Nessa edição, os filmes escolhidos foram: “O Menino Leão e a Menina Coruja”, “Médico de Monstro, “Bá”, “A Menina Espantalho”, “Bola da Vez”, “A Retirada para um Coração Bruto”, “A Menina e o Mar, “Meu Nome é Mallun, “Nonna”, “Cores e Botas”, “Sobre Amizades e Bicicletas” e “Imã de Geladeira”.

Além das sessões, Pirapora e Buritizeiro irão receber uma oficina de introdução ao audiovisual, que abordará aspectos que vão desde a pré-produção, realização de produtos audiovisuais e análise de trabalhos. As oficinas são gratuitas, com vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas através das prefeituras de cada cidade.

O coordenador do coletivo, Oderval Jr., destaca que já foram feitas outras duas circulações pela região Norte, em outros momentos, mas em cidades diferentes. “Como o objetivo do projeto é promover esse acesso ao cinema e ao audiovisual para populações que dificilmente teriam, então sempre tentamos ir para outros municípios para prestigiar novas comunidades”.

Ele acrescenta que o projeto deste ano começou pela região metropolitana de Belo Horizonte, depois foi pela região Central e, agora, está rumo ao Norte de Minas. “Porém, temos uma previsão de mais duas outras mostras que irão circular pelo estado. Uma delas terá exibição em agosto, em Ribeirão das Neves”.