A nova diretoria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) tomou posse no dia 27 de fevereiro, na capital mineira. O atual presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva foi eleito presidente do Conselho Deliberativo da instituição para o quadriênio 2023-2026, e vai substituir Roberto Simões, que ocupou o posto entre os anos de 2007 e 2010 e de 2019 até 2022.
A gestão contará ainda com o vice-presidente Valmir Rodrigues da Silva, atual presidente das Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas); o superintendente Afonso Maria Rocha; o diretor técnico Douglas Cabido; e o diretor de operações Marden Márcio Magalhães.
Os novos diretores assumem com o objetivo de ampliar a abrangência dos atendimentos do Sebrae Minas para fomentar os pequenos negócios em todo o estado. Conforme a instituição, em 2023, a meta é alcançar 25% do universo das médias e pequenas empresas mineiras, além de crescer 15% na produtividade das micro e pequenas empresas (MPEs) e alcançar 300 municípios com soluções de apoio ao desenvolvimento local.
O presidente
Graduado em Administração e Contabilidade, Marcelo de Souza e Silva foi diretor da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) entre 2007 e 2009, também exerceu o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico e secretário da Regional Centro-Sul da Prefeitura de Belo Horizonte, entre 2013 e 2015. Ele também participa do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas desde 1999.
De acordo com Marcelo, o principal desafio da nova gestão será potencializar o trabalho do Sebrae. “Só ano passado a instituição realizou mais de um milhão de atendimentos. Também precisamos agregar esforços, às vezes, o governo do estado, a prefeitura local e o Sebrae promovem a mesma ação, só que de maneiras diferentes. O que a gente quer é unificar esses projetos, para otimizar recursos humanos e financeiros e ajudar os pequenos e micro empresários”, afirma.
Ele explica que o número de atendimentos e de projetos efetivos são satisfatórios, mas os índices podem ser melhorados. “Nós vamos buscar formas de gerenciamento interno, para que possamos, junto às prefeituras, o governo do estado e várias outras instituições, fortalecer o que já tem e criar novas propostas para movimentar o desenvolvimento econômico e social”.
O novo presidente ainda pontua o que os micro e o pequenos empreendedores podem esperar da nova gestão. “A gente vai melhorar o relacionamento, trazer novos cursos, e entender a demanda dessa categoria de forma regionalizada, pois uma empresa que está no Sul de Minas é diferente de um empresário que está no Norte do estado. Vamos ajudar a compreender e a melhorar esse ambiente de negócio”, conclui.
A instituição
O Sebrae Minas está presente em 55 microrregiões e conta com uma rede de atendimento composta por mais de 500 pontos, sendo 58 agências próprias, 376 Salas Mineiras do Empreendedor, além de 75 pontos de entidades parceiras, abrangendo os 853 municípios mineiros.
A instituição oferece produtos e serviços para empreendedores em diversos estágios de desenvolvimento, ajudando a iniciar, diversificar ou ampliar a atuação dos pequenos negócios do estado. Também atua para fortalecer a cultura empreendedora, além de apoiar os municípios com soluções para o planejamento de políticas e estratégias de desenvolvimento local e regional.
De acordo com dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/2020), do Ministério do Trabalho e Emprego, Minas Gerais tem cerca de 815,5 mil MPEs. Somados os microempreendedores individuais (MEIs) e os pequenos produtores rurais, o estado reúne mais de 3 milhões de pequenos negócios.