Home > Cidades > Valdez Maranhão realiza eventos e gera intercâmbio entre BH e São Luís

Valdez Maranhão realiza eventos e gera intercâmbio entre BH e São Luís

Foto: Arquivo pessoal

Nascido em Bacabal, cidade que fica a aproximadamente 240 km de distância da capital do Maranhão, em São Luís, o repórter fotógrafo e empresário Valdez Maranhão saiu de casa e veio tentar a vida em Belo Horizonte, onde, em 2002, recebeu o título de Cidadão Honorário da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH).

Conhecido por realizar eventos na capital mineira, proporcionando um intercâmbio cultural entre Minas Gerais e Maranhão, todo ano, ele faz a famosa “Feijoada do Maranhão”, festa que completou 31 anos consecutivos em BH, com seis edições em São Luís e uma em Portugal. “Sinto-me realizado porque a feijoada se mantém por tanto tempo e a tendência é fazer muito mais. Essa é uma festa muito boa e que as pessoas adoram”.

Para ele, o mais importante é levar a cultura e mostrar o que cada lugar tem de melhor. “Na edição de Portugal, eu levei dois chefs daqui e nossa culinária foi muito bem recebida. Todo mundo só quis saber da famosa caipirinha brasileira”.

História

A primeira versão do evento foi realizada em 1991 para arrecadar fundos para o fotógrafo que, na época, teve sua câmera fotográfica furtada. Deste fato surgiu a ideia de fazer uma feijoada, com participação dos amigos, para comprar um novo equipamento. A estreia foi no 25º andar do extinto Othon Palace Hotel, em BH, para um público de 150 pessoas. Maranhão conseguiu comprar uma câmera nova e a feijoada conquistou as pessoas no Brasil e no exterior. Desde então, a festa acontece anualmente.

União

Reunindo a cultura e culinária das duas capitais, Maranhão deseja mostrar o que há de melhor nas duas metrópoles. A primeira edição em São Luís contou com a participação de 118 mineiros, além de atrações musicais e chefs de cozinha de BH. “Quando a feijoada acontece na capital mineira toda a imprensa de São Luís vem fazer a cobertura, visitar os pontos turísticos e divulgar a cidade. A mesma coisa ocorre quando fazemos o evento no Nordeste do país, além da imprensa, transportamos mais 50 convidados”.

Na cidade litorânea, a festa tem o apoio do secretário de Turismo do Estado do Maranhão, Paulo Matos, e do secretário Municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos. O apoio à feijoada é fundamental, pois, ela atrai viajantes, o que ajuda no comércio da cidade. Em Belo Horizonte, ele possui o suporte da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), do grupo Multimarcas e, também, de jornalistas de vários estados do país que divulgam a cidade em sites e blogs.

Calendário 2023

No ano que vem as festividades continuarão tanto em Belo Horizonte, como em São Luís. Na lista de próximos eventos, o primeiro é o Ano Novo do Maranhão, parceria com o Hotel Intercity, na capital mineira. A festa contará com música ao vivo e já está no segundo lote dos convites.

Em seguida, no dia 28 de janeiro, acontece a 4ª edição do Porco no Rolete, no Buteco do Maranhão, localizado na Rua Bernardo Guimarães, 1.874, no Lourdes.

No dia 11 de fevereiro, um sábado antes do Carnaval, ocorre a 6ª edição CarnaMaranhão. Realizado no Hotel Dayrell, o evento contará com convidados de vários estados e um passeio em um ônibus boate no dia 10 para os visitantes.

Há ainda o projeto para fazer um festival de comida na capital maranhense, o MaraMinas, com planos de acontecer entre o final de maio e começo de junho. A expectativa é que sejam três dias de festival, com previsão de mil pessoas por dia, contando com chefs gastronômicos de BH e de São Luís, servindo um buffet com comidas típicas das duas cidades e shows ao vivo.

O festival terá apoio do presidente da Associação de Bares e Restaurantes da Avenida Litorânea (Aslit), Walternor Costa Silva; da presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Regional Maranhão (Abrajet MA), Léa Zacheu, e de Alysson Soares, do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (Sehama).

E a famosa feijoada, que já está confirmada para o final de agosto, em Belo Horizonte, e outubro, em São Luís, mantendo a tradição.