Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Prestígio do senador
A participação do senador mineiro Alexandre Silveira (PSD) na organização dos detalhes da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para garantir recursos destinados ao Bolsa Família, a partir do ano que vem, foi uma sinalização de prestígio do político, cotado para ser ministro do futuro governo. Opinião de jornalistas da crônica política de Brasília. Vamos aguardar…

Futuro de Zema
Conversa ouvida na sala próxima ao gabinete do presidente da Câmara dos Deputados em Brasília: “O bolsonarismo tende a enfraquecer com o passar dos meses. Com isso, novas lideranças políticas vão surgir para capitanear os eleitores da direita”. Neste caso, a tendência é pelo crescimento de dois nomes: Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, e Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais. A conferir…

Falta de segurança
Um dos pontos de eventos populares em Belo Horizonte é a Serraria Souza Pinto, na Praça da Estação, Centro da cidade. O problema é que, inviavelmente, ocorrem assaltos contra os frequentadores do espaço. Um horror, diga-se de passagem.

Sem prestígio
Com a transferência da sede da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) para a região da Savassi ficou pífia a legitimidade da entidade na luta pela revitalização do Centro da capital mineira, uma reivindicação antiga dos comerciantes e frequentadores da localidade.

Atuação da Fecomércio
Não vai ser fácil o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), Nadim Donato, conseguir conciliar as ideias de seus diretores para estabelecer prioridades anuais da entidade. Afinal, segundo consta, são uma dúzia de dirigentes e, naturalmente, com opiniões divergentes.

Tudo na mesma
Por enquanto, a atual presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), Ilce Rocha (PSDB), não fala nada sobre a sucessão da entidade. Prefeita de Vespasiano, ela almeja ser reeleita, mas o tema não deve ser prioridade neste final de ano por lá.

Derrubando o adversário
Nos corredores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), comenta-se que Ilce Rocha (PSDB), depois do pleito eleitoral de 2022, enterrou de vez o prestígio político de seu antigo parceiro, o ex-prefeito local, Carlos Murta. Coisas da política mineira.

Política em MOC
Na porta do Café Galo, ponto de bate-papo em Montes Claros, os comentários políticos nunca deixam de existir. Agora, por exemplo, fala-se que o prefeito da cidade, Humberto Souto (Cidadania), foi reeleito com uma grande margem de votos, sem praticamente fazer campanha, por conta do período de pandemia, quando o pleito se deu sem visitas aos eleitores, isso lá em 2020. Agora, se ele quiser tentar eleger o seu sucessor, terá de arregaçar as mangas, ir para as ruas e pedir votos. Resta saber se isso vai acontecer.

Eleição na ALMG
De acordo com os comentários de bastidores, a partir de agora, a eleição para a presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai esquentar. Sobre este assunto, alguns nomes que atuam de forma extraoficial, buscando influenciar este pleito, são o senador Alexandre Silveira (PSD), os deputados estaduais Agostinho Patrus e Virgílio Guimarães (PT), além do Adalclever Lopes (PSD).

Fora de linha
Quem teve oportunidade de manter contato com o empresário Salim Mattar informa que ele, depois de receber críticas e também de uma exposição negativa dele e da empresa (Localiza) na época da eleição, está cada vez mais desinteressado em implementar novos negócios no Brasil.

Capital político
“Somente o capital político do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi capaz de fazer a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Bolsa Família andar nos bastidores do Congresso Nacional. Até então, estava havendo um verdadeiro jogo de empurra”, opinião da jornalista da Globonews, Ana Flor.

Partido insosso
A decisão do presidente do Partido Social Democrático (PSD) nacional, Gilberto Kassab, ao aceitar ser secretário de Governo de São Paulo, trouxe certa frustração a alguns integrantes do partido. Um deles, o senador Omar Aziz, comentou: “Isso deixa a sigla muito vulnerável e insossa”. Cruz credo, gente!

Ricos sem noção
“Tem pessoas que quando ficam muito ricas, também ficam bobas, sem noção e se acham no direito de atropelar tudo e a todos. Isso é caso de tratamento psiquiátrico”, comentário do filósofo Luiz Felipe Pondé.

Dinheiro sem origem
Ao participar de um debate na TV Cultura, o jornalista e apresentador Marcelo Tas voltou a tocar em um tema recorrente: “Quem está financiando os invasores de terras na Amazônia? De onde vem tanto dinheiro para investir em máquinas, tratores e tecnologia com a finalidade de extrair madeiras, ouro, peixe e tudo mais da região?”, questionou.

Problemas à vista
Na avaliação do cientista político Mauro Paulino, as dificuldades do futuro governo serão expostas já a partir de janeiro, mediante pressão por melhores salários para funcionários públicos, dinheiro para abastecer as farmácias populares, aquisição de remédios especiais, exigências de nomeações para cargos de segundo escalão e dificuldade de convivência com o Congresso Nacional. “Vão ser uns 3 meses de muita turbulência”, aposta. Eu, hein?!

Sem interesse pela política
“A descrença das pessoas pelos políticos acontece no Brasil por uma série de fatores. Os parlamentares, os governadores, os prefeitos e vereadores, vão ficando desacreditados por conta de temas complexos que jogam contra eles o tempo todo. Eles perdem prestígio, por exemplo, quando inventam o orçamento secreto e, com isso, gastam dinheiro sem esclarecer para quem está encaminhando esses valores. Isso é culpa, de certo modo, do sistema político de nosso país. Mas, um dia, essa situação precisa ser revertida, até para não eliminar de vez os políticos da nossa nação”, palavras do jornalista, escritor e ex-deputado federal Fernando Gabeira.