Home > Acir Antão > Acir Antão

Acir Antão

No dia 12 de setembro, comemoramos o nascimento do maior presidente que este país já teve: Juscelino Kubitschek de Oliveira. Mineiro de Diamantina, ele fez Belo Horizonte ser melhor, Minas Gerais crescer e desenvolver-se e o Brasil entrar na era da modernidade com a construção da sua nova capital. JK será homenageado nos próximos dias 7 e 8 de novembro, com uma cerimônia na Academia Mineira de Letras, onde ele ocupou a cadeira de número 34, em sessão a ser presidida pelo presidente acadêmico Rogério Tavares. No dia 8, o também acadêmico Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, rezará missa em intenção de sua alma no santuário de São Francisco de Assis, a Igrejinha da Pampulha.

NOVO PRESIDENTE? – Lula (PT) não pode ser novo, pois já exerceu a Presidência da República por duas vezes. Se o eleito for Bolsonaro (PL), não se pode dizer que é novo, pois ganhou a reeleição. Contudo, espero que o Brasil experimente, a partir deste final de semana, um período de paz, entre as famílias, nas empresas, na imprensa, nas igrejas – de todas as denominações – e entre o povo e, principalmente, nas Forças Armadas. Nunca nos últimos anos, tivemos uma eleição tão disputada e o candidato que ganhar terá que fazer um grande esforço para unir o país. Lula ou Bolsonaro terá que calçar a sandália da humildade e dizer: “agora sou o presidente de todo o povo brasileiro”.

FUAD PEDE AUTORIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMO – O prefeito voltou a negar o pedido de empréstimo, feito por Alexandre Kalil (PSD) e que a Câmara rejeitou, para concluir as obras de contenção de enchentes na Avenida Vilarinho em Venda Nova. Uma parte já foi concluída e, agora, Fuad Noman (PSD) detalha como a verba solicitada será usada. Interessante é que a prefeitura não pediu ajuda ao governo do Estado ou mesmo ao governo federal.

DA COCHEIRA

A escola de samba Canto da Alvorada saiu na frente e já está mostrando o seu samba-enredo para o próximo ano. A escola vai falar sobre os 50 anos do Palácio das Artes, com uma gravação que tem a participação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais da Fundação Clóvis Salgado.

Já o compositor e cantor, Pirulito da Vila, lançou um samba exaltando os foliões dizendo que “Vamos ter Carnaval”. A Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) está falando muito dos blocos, mas, as escolas pelo menos nos dão o samba-enredo.

O comércio da cidade pode contratar até 5 mil empregados temporários para este final de ano, embora ainda tenhamos pelo menos 30% das lojas fechadas no Centro de Belo Horizonte e nos bairros. A capital ainda não se recuperou do fechamento do comércio durante a pandemia.

Com a mudança da Rádio Itatiaia do bairro Bonfim para a Avenida Barão Homem de Melo, no Estoril, um vazio muito grande foi deixado na antiga sede. A rua ficou deserta e o bairro mais triste.

ANIVERSARIANTES

Domingo, 30 de outubro
João Heraldo Lima – ex-secretário da Fazenda de Minas
Sra. Neide Batista de Castro – esposa de Danilo de Castro

Segunda-feira, 31
Altamir Abreu Filho
Quintino José de Carvalho
Terça-feira, 1º de novembro
Comediante Carlos Nunes
Maria Bonita – Sabará

Quarta-feira, 2
Publicitário Waldemar Piló
Desembargador Antônio Armando dos Anjos

Quinta-feira, 3
Jornalista Ronan Ramos de Oliveira
Senhora Suzana Cançado Novaes
Juliana Maciel Birchal
Ex-deputado Getúlio Neiva

Sexta-Feira, 4
Hugo Biondini
Jornalista Péricles de Souza
Carlos Sevidanes

Sábado, 5
Grace Adriana Séjour
Emilio Barbini