Home > Economia > Nadim Donato assume a presidência da Fecomércio com metas objetivas para 2023

Nadim Donato assume a presidência da Fecomércio com metas objetivas para 2023

Novo presidente pretende manter foco na empresa, empresário e funcionários / Foto: Herlane Meira

O novo presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), do Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (Sesc MG) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Minas Gerais (Senac MG), Nadim Elias Donato Filho, tomou posse no dia 11 de agosto. Ele possui mais de 40 anos de experiência no setor lojista, tendo sido ainda presidente do Sindicato de Lojistas de Belo Horizonte (Sindilojas BH), diretor da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) e vice-presidente da CDL Jovem. Nadim ficará à frente da Fecomércio MG até 2026.

Natural de Coromandel (MG), o empresário afirma que as instituições viverão um novo momento, focado na melhora do cenário econômico mineiro, priorizando ao máximo a recuperação das empresas no próximo ano, apesar das incertezas advindas durante a pandemia.

“Vou me afastar do dia a dia das empresas para que possa entender mais o processo das três casas. Ainda preciso conhecer os funcionários, a gestão, o sistema, cargos e salários. Por isso, vou me dedicar inteiramente e o foco vai ser o empresário e o funcionário, porque os dois trabalham juntos”, disse.

Sobre o cenário do comércio pós-pandêmico, Nadim informa que ações serão postas em prática em alinhamento com o governo. “O primeiro ato foi nos encontrarmos com o governador e o secretariado, pois é fundamental que a gente comece a trabalhar questões que vão nos ajudar a sair dessa crise. Infelizmente, vamos fechar o ano com empresas e famílias endividadas e muito desemprego, o volume salarial também caiu absurdamente por causa da inflação, mas, a partir de 2023, vamos fazer um trabalho forte na questão do crédito ao lojista médio e pequeno e um maior parcelamento do endividamento”.

Ele também salienta que, durante sua gestão, a Fecomércio MG apoiará os eventos da cidade, incluindo o Carnaval de 2023, devido ao seu grande impacto econômico. “Agora vamos nos preocupar com a questão dos eventos e a importância deles em Belo Horizonte e no interior. Nós conseguimos lotar os hotéis, os bares e os restaurantes, o que movimenta dinheiro e gera mais empregos. Esse é outro trabalho que faremos com o governo, para que ele ceda alguns espaços públicos para a realização de festividades”.

Na relação com os sindicatos, Nadim diz que sua experiência sindical foi muito forte e que eles são responsáveis por estender o braço da casa até os empresários. “Pretendemos aumentar o número de associações, pois existem cidades em Minas que não possuem nenhum. Contudo, é de extrema importância que elas estejam representadas na federação”.

Trabalho em equipe

“Meu trabalho é para que essa seja uma das melhores federações do Brasil, juntamente com seus braços sociais, no qual os sindicatos, empresários e colaboradores possam crescer juntos”. Essa foi umas das declarações do novo presidente durante a coletiva de impressa, no dia 12 de agosto, na sede da Fecomércio MG.

Membro da Chapa União, a única que disputou a eleição, a nova diretoria conta com 33 membros efetivos e 33 suplentes que buscam fortalecer a representatividade do Sistema no âmbito de seus municípios, contribuindo nacionalmente com o comércio de bens, serviços e turismo.

Nadim destacou o desejo de modernizar as instituições e ampliar os serviços fornecidos. “Nosso primeiro ato foi encontrar com o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), e entender como a federação pode trabalhar mais perto da gestão do nosso estado. Por meio dessa conexão, queremos apoiar as iniciativas de turismo, pois acreditamos que os eventos e as tradicionais festas mineiras possuem um grande potencial de girar a economia”.

Futuro do comércio

Fortalecer os empresários do comércio será um dos principais objetivos da nova gestão. Trabalhar para o setor e estar mais próximo dos seus negócios também serão dois pilares. “Após 2 anos de instabilidades, em 2022 vamos respirar, mas ainda não vamos melhorar. Por isso, o nosso trabalho começa agora para que os lojistas possam recuperar suas vendas e ter um reflexo positivo já em 2023”, pontuou.

Sobre a Fecomércio MG

A entidade, criada em 1938, tem a missão de orientar, proteger e representar as atividades e categorias econômicas do comércio de bens, serviços e turismo de Minas Gerais. Com o objetivo de promover o setor terciário e oferecer as condições necessárias para os empresários fortalecerem seus negócios, a federação disponibiliza uma série de produtos e serviços exclusivos para os 853 municípios mineiros, como assessoria econômica, jurídica e em comércio exterior, acesso a linhas de crédito, planos de saúde e muito mais.

Gestão 2022/2026:

1. Presidente: Nadim Elias Donato Filho – Sindilojas Belo Horizonte
2. Vice-presidente: Emerson Beloti de Souza – Sindicomércio de Juiz de Fora
3. 2º Vice-presidente: José Maria Facundes – Sindicomércio do Vale do Aço
4. 3º Vice-presidente: Lúcio Emílio de Faria Junior – Sincateva de Belo Horizonte
5. 4º Vice-presidente: Iesser Anis Lauar – Sindicomércio de Teófilo Otoni
6. 5º Vice-presidente: Júlio Gomes Ferreira – Sindimaco de BH e Região
7. 6º Vice-presidente: Valéria C. de O. Carmo – Sindicomércio de São Lourenço
8. 7º Vice-presidente: Aureliano Zanon Alves – Sindvar de Varginha
9. 8º Vice-presidente: Cássia Amorim Ximenes Queiroga – Secovi de MG
10. 9º Vice-presidente: Alexandre M. Maromba – Sindicomércio de Itaúna
11. 10º Vice-presidente: Gilson Teodoro do Amaral – Sindcomércio de Divinópolis
12. 1º Tesoureiro: Bento José Oliveira – Sindcomércio de Conselheiro Lafaiete
13. 2º Tesoureiro: André Coelho B. Medeiros – Sindicomércio de Santos Dumont
14. 3º Tesoureiro: Marcus do Nascimento Cury – Sincagen de Belo Horizonte
15. 4º Tesoureiro: Evando Avelar Duarte – Sindcomércio de Sete Lagoas
16. 5º Tesoureiro: José Porfiro do Carmo – Sindicomércio de Cataguases
17. 6º Tesoureiro: Marcelo Leitão Oliveira – Sindicomércio de Barbacena
18. 7º Tesoureiro: Albert Cagnani – Sindicomércio de Poços de Caldas
19. 8° Tesoureiro: Gilson de Deus Lopes – Sincovaga de Belo Horizonte
20. 9º Tesoureiro: Lindomar Aparecido Ribeiro – Sindicomércio de Santa Luzia
21. 10º Tesoureiro: José Geraldo Oliveira Motta – Sindcomércio de Congonhas
22. 11º Tesoureiro: Gustavo Carvalho Pereira – Sincopeças de Belo Horizonte
23. 1º Secretário: Robertus Ferdinandus M. Van Doornik – Sindcomércio de Paracatu
24. 2º Secretário: Afonso Mauro Pinho Ribeiro – Sindcomércio Ponte Nova
25. 3º Secretário: Robson Batista – Sindicomércio de Uberlândia
26. 4º Secretário: Hercílio Araujo Diniz Filho – Sindicomércio de Gov.Valadares
27. 5º Secretário: Wander Júnior de Carvalho – Sindcomércio de Patrocínio
28. 6º Secretário: Glenn Andrade – Sindcomércio de Montes Claros
29. 7º Secretário: Alfeu Freitas Abreu – Sindicarnes de Montes Claros
30. 8º Secretário: Rodrigo Natal Rocha – Sindicomércio de Araxá
31. 9ª Secretária: Vera Lúcia Freitas Luzia – Sindicomércio de Ituiutaba
32. 10º Secretário: Ricardo Teixeira Batista – Sindcomércio de Viçosa
33. 11º Secretário: Alexandre Magno de Moura- Sindcomércio de Pouso Alegre