Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Candidatura sem apoio
Pode não ter passado de mero “balão de ensaio” a possível candidatura do deputado Aécio Neves (PSDB) ao governo de Minas. A defesa de seu nome para ser cabeça de chapa na disputa pelo Palácio Tiradentes tem circulado apenas entre um grupo de pessoas próximas, sem empolgar as lideranças, sobretudo das grandes cidades mineiras. E uma das razões prováveis para essa falta de sintonia é que Aécio, de uns tempos para cá, está morando em Santa Catariana, além de ter um apartamento funcional em Brasília, claro!

Dalmo no PSDB
Semana passada, divulgamos os nomes dos deputados estaduais mineiros do PSDB, porém, foi deixado de mencionar o parlamentar Dalmo Ribeiro, “um tucano de carteirinha”, como dizem em seu reduto político, no Sul de Minas.

Pimentel na disputa
O ex-governador Fernando Pimentel (PT) decidiu ser candidato a deputado federal, no entanto, vai dividir também o seu tempo para defender a candidatura Lula/Kalil nos rincões do estado.

Erro estratégico Com o escritório político funcionando no 14º andar de um edifício de luxo, na Savassi, o pré-candidato à reeleição Romeu Zema (Novo) certamente não almeja receber muitas visitas, até porque, o acesso ao prédio é repleto de burocracia para entrar. Cruz credo, gente!

Fritura do Viana Faz 2 anos que o senador Carlos Viana (PL) percorre o interior, especialmente o Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha, se dizendo pré-candidato ao governo de Minas. Mas, agora, parece que sua candidatura “subiu no telhado”. Os bolsonaristas enrolaram o político ao convidarem para deixar o MDB e filiar-se ao Partido Liberal, sem oferecem consistência ao seu projeto político. Coitado dele, gente!

Hoje e amanhã
Caso seja candidato a reeleição, o atual presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus (PSD), poderia ser reconduzido ao posto na próxima legislatura, isto é, se Alexandre Kalil (PSD) for o governador. Ou seja, é um projeto cheio de interrogações. E, por isso, o parlamentar pode aceitar o desafio de ser escolhido conselheiro do Tribunal de Contas Do Estado de Minas Gerais (TCEMG). Esse é o comentário ouvido nos corredores daquela Casa.

Famílias divididas
Circula nos bastidores do Legislativo que o deputado Doorgal Andrada (Republicanos) deve ser candidato a reeleição, porém, o seu tio, o ex-deputado Antonio Carlos Andrade também almeja voltar ao parlamento mineiro como deputado estadual. A mesma situação estaria acontecendo com Adalclever Lopes, que tem na concorrência um de seus irmãos. A conferir…

O ex-poderoso PSDB
“Para quem assistiu a imponência do PSDB na política nacional, inclusive em Minas, não consegue entender como a vaidade de muitos acabou levando a ex-poderosa sigla ao chão, ocasionando também na saída do João Doria da disputa presidencial, o que deixou esse panorama ainda mais complicado. Vai ser difícil o retorno do partido às lides políticas”. Opinião do presidente da Academia Brasileira de Letras e jornalista Merval Pereira.

Educação para todos
Na opinião de especialistas, as dificuldades para o aprendizado dos alunos nas escolas, neste período de pandemia, será um problema sério para toda geração envolvida nessa crise sanitária. Assim, o ideal é haver um engajamento completo dos diversos setores da sociedade para tentar reverter esse quadro.

Racistas de plantão
Reitor da Faculdade Zumbi dos Palmaras, José Vicente, ao participar de um programa na TV Cultura, comentou: “Atualmente, são várias e boas leis prevendo penas aos racistas. A luta é no sentido de aplicar essas normas, levando as pessoas para a cadeia e, inclusive, servindo como exemplo aos demais infratores”.

Inflação e juros
Ainda na TV Cultura, o ex-deputado federal e empresário Emerson Kapaz disse que “o Banco Central tem aumentado a taxa básica de juros de maneira exponencial. Contudo, essa decisão não está ajudando a conter a espiral de crescimento da inflação. Há necessidade de outro método para resolver a demanda”.

No colo de Zema
A polêmica licença para exploração de minério em torno da Serra do Curral está atormentando o projeto político do governador Romeu Zema (Novo). Essa é a opinião dos matemáticos da política mineira.

Presidente x Ministro
Segundo apurou o jornalista Gerson Camarotti, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem mandado cada vez mais recado atrevido para o ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele quer conter o aumento da inflação a todo custo e Guedes é quem tem de encontrar uma solução. Que tema complicado!

Preços do gás
De acordo com informações de entidades ligadas à economia, o botijão de gás, em 12 meses, teve um aumento de 33%, gerando uma enorme dificuldade para os moradores de regiões mais humildes das cidades. E esses acréscimos ainda podem acontecer no decorrer deste ano. Ave Maria, gente!

Moradores de rua
A pandemia deixou rastros inconfundíveis nestes 2 anos pelo Brasil afora. Por exemplo, atualmente, calcula-se em 30 mil o número de moradores de rua em São Paulo. E, claro, a cena ficou mais intensa depois da onda de desemprego, de perda de renda e das dificuldades de manter as famílias minimamente amparadas.

Democracia e liberdade
“Os líderes políticos brasileiros, especialmente os últimos presidentes tiveram seus problemas, mas nenhum deles atentou, em suas épocas, contra a democracia e a liberdade de expressão, além de respeitarem os poderes constituídos”. Comentário do historiador Marco Antonio Villa.

Sem meio ambiente
O polêmico assunto relacionado à preservação do Meio Ambiente no Brasil passou a ser tema discutido por todos e o tempo todo. Sobre isso, semana passada, o filósofo Mario Sergio Cortella disse que o país se tornou um mau exemplo neste sentido. “Agora, é esperar pela chegada de um novo governo para mudar as leis e o roteiro na tentativa de conter a onda de destruição verificada”.

Sem golpe militar
Sem citar fontes, o apresentador e jornalista Marcelo Tas disse ter informações de que os ministros e os comandantes das Forças Armadas são contra qualquer insinuação de golpe militar, principalmente sobre a polêmica envolvendo às eleições deste ano. Ainda, bem não é mesmo, pessoal?

Voto impresso
A imprensa de Brasília anda desconfiando que o presidente da Câmara Federal, Arhur Lira (Progressistas), não tem demonstrado convicção ao defender o voto eletrônico nas eleições deste ano. Isso ainda vai dar xabú.