Home > Destaques > Seis nomes pretendem disputar vaga para o Senado

Seis nomes pretendem disputar vaga para o Senado

Ana Paula Junqueira é cotada para a eleição | Foto: Reprodução/Twitter

Lideranças políticas de Brasília e Belo Horizonte continuam buscando diálogo com o prefeito de Betim, Vittorio Medioli, na tentativa de convencê-lo a disputar uma vaga para o Senado, embora a pretensão dele seja concorrer ao governo de Minas, conforme vem sendo propalado pela imprensa.

É bom registrar que Betim, atualmente, representa o 5º colégio eleitoral mineiro. E o atual prefeito já foi reeleito com uma boa margem de votos. Empresário de sucesso, Medioli também já tem experiência de ter sido deputado federal por mais de um mandato.

A vez do Triângulo?

Na medida em que se aproxima o prazo final para as mudanças de partidos, os contatos entre lideranças políticas vão se avolumando. Nas últimas semanas foram feitos inúmeros contatos com a secretária de Governo e Comunicação da Prefeitura de Uberlândia, Ana Paula Junqueira. Ela, que também é a primeira-dama, tem um cabedal político como poucos: seu marido, o prefeito Odelmo Leão (PP) está no topo da liderança no município e região. E, como ele decidiu permanecer no cargo para cumprir o seu mandato, o nome de sua esposa passou a
figurar na lista da disputa majoritária.

Hoje, Uberlândia representa o 2º colégio eleitoral, ficando atrás apenas de Belo Horizonte. E Ana Paula passou a ser uma referência, especialmente por conta de suas ações voltadas ao atendimento dos setores organizados da sociedade. Desse modo, essa tem sido considerada a oportunidade de prestigiar uma mulher na peleja eleitoral de 2022. A sondagem sobre ela ocorre em duas vertentes: tanto poderia ser convencida a disputar o Senado, como a se candidatar a vice-governadora.

Cleitinho, Alexandre e Reginaldo

Neste pleito existe apenas uma vaga para o Senado, no entanto, a cada dia só aumenta a lista de pretendentes ao posto. Existem os nomes mencionados desde o final de 2021, como é o caso do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda. Ele que, recentemente, rasgou a sua ficha de filiação ao MDB, continua analisando os cenários para saber qual a possibilidade de se manter como pré-candidato à Casa Alta. Julvan rechaça a sugestão de pleitear uma vaga para deputado federal.

Na capital mineira, quem tem mais citações para disputar o Senado é o atual senador Alexandre Silveira (PSD). Segundo comentários ouvidos nos corredores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), se o pleito fosse hoje, no Norte de Minas, ele poderia ser o nome majoritário. Contudo, a região tem partidos fortes, inclusive o PT. E, neste caso, se Reginaldo Lopes for o indicado da sigla para o posto, a popularidade de Silveira pode sofrer mutações.

Atualmente, algumas pesquisas que circulam nos bastidores indicam a preferência do eleitorado pelo nome Cleitinho Azevedo. Parlamentar de primeiro mandato, o deputado se tornou uma liderança política no Oeste de Minas, especialmente em Divinópolis. Cultuando um eleitorado jovem e conectado, ele pode ser o azarão desse pleito quando o assunto é a peleja para a Casa Alta.