Home > Geral > Cuidados com a manutenção dos veículos podem evitar acidentes no período de chuva

Cuidados com a manutenção dos veículos podem evitar acidentes no período de chuva

Shirley mostra a abertura ideal para a viseira não embaçar | Foto: Arquivo

As condições climáticas podem ser um grande agravante quando se trata de trânsito, pois podem comprometer a segurança do motorista e dos pedestres. A chuva, além de reduzir a visibilidade, diminui a aderência dos pneus no asfalto e aumenta o risco em caso de manobras de emergência.

Com o início das festividades, férias e a instabilidade do tempo esse é um dos períodos em que os motoristas devem tomar mais cuidados nas estradas brasileiras. O consultor da Linha Motos da Unifort, Aldo Oliveira, explica que os motociclistas estão ainda mais expostos, quando o assunto é chuva na estrada.

Ele aponta que é imprescindível calibrar corretamente os pneus e observar o indicador de desgaste, pois cada fabricante tem o seu. “Além disso, o capacete deve estar em boas condições, em relação à espuma interna e a trava jugular. Se o seu já sofreu um impacto, como cair no chão, é necessário trocar por um novo”, explica. Segundo ele, uma dica para que a viseira não fique embaçada é deixá-la 0,5cm aberta, assim não prejudica a visão e a proteção permanece.

 A assistente de Custumer Success, Shirley Barros, tem carteira da categoria A, desde setembro e conta que decidiu ser motociclista pela praticidade e economia. “Com o preço da gasolina nas alturas optei pela moto. Venho com calma e utilizando todos os itens de segurança. Mesmo com o tempo chuvoso, deixo a viseira 0,5cm aberta para não embaçar, evito passar em poças de água e sempre verifico a corrente”, diz. 

Oliveira alerta ainda que é importante estar atento ao kit transmissão no quesito lubrificação, folga e deterioração. “Além de olhar diariamente as condições da corrente é necessário ficar de olho no desgaste das pastilhas e sapatas”, conclui.

Cuidados gerais

– Em chuvas intensas procure um lugar para estacionar com cuidado até que as condições do tempo melhorem;
– Não passe em locais com risco de inundação;
– Evite passar em poças de água em locais que não conhece as condições da pista;
– Use todos os itens de segurança, como capacete e viseira;
– Respeite as leis de trânsito.