As autoridades públicas e o setor produtivo mineiro estão em consonância sobre a importância da volta de ferrovias em diferentes pontos do estado, pois isso poderia ser uma alternativa para o escoamento dos produtos agrícolas e da produção industrial. Hoje, somos dependentes do transporte terrestre, o que nos torna vulneráveis a prestação de serviços por meio de caminhões e carretas. No entanto, é necessário buscar alternativas para que não haja um monopólio e consigamos dinamizar o segmento, inclusive com a possibilidade de termos preços mais módicos em relação às tarifas e os fretes praticados atualmente que fazem os itens transportados encarecerem substancialmente.
Este assunto agora está sendo tratado formalmente por uma Comissão Extraordinária Pró-Ferrovia no âmbito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), tendo como presidente o deputado tucano João Leite.
Ao receber uma visita de representantes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), recentemente, João Leite mencionou os avanços dos trabalhos, como a aprovação da emenda constitucional do estado, que estabelece o regime de autorização ferroviária, com objetivo de facilitar mais investimentos no setor, a partir das mudanças provenientes da lei federal, a ser aprovada no Congresso Nacional.
O parlamentar respondeu aos empresários da Fiemg sobre a importância da entidade empresarial mineira à pauta ferroviária, especialmente, com vista à construção de novas linhas, sejam elas de pequenas ligações ou projetos de grande porte.
No referido encontro, o presidente do Conselho de Infraestrutura da Fiemg, Emir Cadar Filho, foi convidado a indicar um representante da federação para compor a Comissão Pró-Ferrovia como membro permanente. Ele destacou o significado fecundo do conselho, acrescentando que o setor produtivo, em sua avaliação, precisa ser ouvido para entender como os projetos serão elaborados e executados. “Somos uma voz ativa que tem o intuito de ajudar a construir um ambiente de negócios melhor para Minas Gerais e, desta maneira, gerar mais emprego e renda para a população”, disse.
O incremento de ferrovias é importante no que diz respeito ao desenvolvimento do transporte em geral. Contudo, o aporte para a viabilização de projetos desta magnitude exigem grandes investimentos. Por isso, essa junção do poder público com representantes do empresariado mineiro pode resultar em um saldo positivo, cabendo ao primeiro a regulamentação das leis que regem o sistema, enquanto que o segundo pode ajudar a atrair investidores.
O assunto merece atenção especial de quem, neste limiar de século, está no comando de lideranças, seja no setor público ou privado. Esperamos que ocorra bom senso sobre esse debate que se mostra tão singular e importante para Minas Gerais.