Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

De volta pra casa
Poucos dias após o fim das eleições, o então candidato a prefeito de BH, João Vítor Xavier (Cidadania), voltou ao microfone da Rádio Itatiaia. É aquela velha história: o bom filho à casa retorna. Até porque, o resultado das urnas para ele foi bem aquém do esperado. Agora, certamente Xavier retoma à rotina de comunicador e de deputado estadual.

Deputado complicado
Consta dos bastidores que o deputado Cleitinho Azevedo (Cidadania) não faz a menor questão de estabelecer uma boa convivência com seus colegas no âmbito da Assembleia Legislativa. Aliás, muitos torciam para que ele fosse candidato a prefeito de Divinópolis, sua cidade natal. Mas espertamente, o jovem parlamentar tirou o corpo fora e lançou seu irmão que terminou sendo eleito. Ou seja, a partir de janeiro, Cleitinho continuará mais forte politicamente, sendo uma pedra no sapato de seus pares.

Política em Vespasiano
Na porta do Café Nice, no Centro de Belo Horizonte, a vida dos políticos é sempre motivo de comentários diversos. Desta feita, quem levou uma bordoada dos velhos da Praça foi o ex-deputado e ex-secretário de Estado, Carlos Murta (MDB). Ele tentou ser prefeito por mais um período de Vespasiano, na Grande BH, mais foi derrotado fragorosamente pela atual chefe do Executivo Ilce Rocha (PSDB), sua ex-afilhada política e sua ex-vice-prefeita. Coisas da política mineira.

Adalclever federal?
“Se o pleito fosse hoje, o ex-presidente da Assembleia, Adalclever Lopes (MDB) seria candidato a deputado federal em substituição ao seu pai, Mauro Lopes (MDB), que há 30 anos está no parlamento em Brasília”. Esse comentário foi ouvido nas imediações do gabinete do prefeito Alexandre Kalil (PSD).

O retorno de Pimentel
Tem uma ala mais moderada do PT mineiro batendo palmas para a decisão do ex-governador Fernando Pimentel voltar, mesmo que lentamente à cena política do estado. Mas ele próprio não revela qual seria seu futuro.

Rubens Menin na política
Tido como empresário conciliador, o todo poderoso homem do grupo MRV, Rubens Menin, é lembrado para fazer parte da composição de chapa como candidato a vice-presidente, tanto para a direita como para a esquerda. Ou seja, o seu perfil agrada tanto aos bolsonaristas como aos petistas, especialmente os menos radicais. Mas sobre o assunto, Rubens prefere o silêncio, até porque, o seu nome já foi apontado também para disputar o governo de Minas. A conferir.

Anvisa militarizada
Durante entrevista na TV Cultura, o historiador Marco Antonio Villa disse que é um absurdo estarem deixando de prestigiar especialistas para fazer parte da direção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para priorizar militares em postos chaves. “Essa é mais uma instituição em Brasília que está sendo militarizada”, sentenciou.

Fim de ano gordo
O prefeito Odelmo Leão (PP) anunciou o cronograma de pagamentos da folha salarial referente ao mês de dezembro para mais de 14 mil servidores municipais, além dos funcionários terceirizados que atuam na Saúde. Para o fim de ano vai injetar na economia de Uberlândia cerca R$ 193,8 milhões.

Economia combalida
Economistas de São Paulo e Brasília avaliam que nos próximos dois anos, devido a problemas gerados pela COVID-19, a economia brasileira vai ficar gangorreando com um enorme quadro de incerteza para investidores internacionais. A conferir.

Vereadores de BH
Terminado o segundo turno da eleição, a crônica política da capital terá como noticiário preferencial a votação da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Por lá, a temperatura tende a ser elevada.

Eleição na Assembleia
Relativamente à Assembleia Legislativa, a discussão para eleição da Mesa Diretora ficará para o final do mês de janeiro. Contudo, até o momento, não tem qualquer nome disposto a concorrer com o atual presidente Agostinho Patrus, afinal, o homem é poderoso.

Brasília 40 graus
Um dos problemas mais sérios vividos pelo presidente Jair Bolsonaro, segundo a imprensa especializada, diz respeito a pressão exercida por parlamentares ligados ao “Centrão”. Eles não querem abrir mão de liderar o Ministério de Minas e Energia, embora a pasta esteja sendo comandada pelo almirante da reserva Bento Albuquerque.

Trabalho à distância
Especialistas de plantão concordam que o home office, realidade adotada por conta da COVID-19, veio para ficar. Mas os mesmos mestres também garantem que os problemas deixados por esta nova opção profissional serão muitos, especialmente pela quantidade de estresse e outros dramas psicológicos a ficarem no seu rastro.

Apagão e a história
“O apagão que deixou o estado do Amapá quase um mês em plena escuridão é um escândalo a ser considerado dos maiores do mundo no gênero. Isso com certeza fará parte da história brasileira nos próximos anos”. Opinião do filósofo Luiz Felipe Pondé.

Faltará energia para todos
De acordo com dados da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), se houver um desenvolvimento mais acentuado da economia brasileira, o sistema eletrônico do Brasil não suportará a demanda por energia. Ou seja, se o país crescer, vai faltar luz para todos.

Segunda onda de COVID
Autoridades da área médica alertam que se efetivamente acontecer a segunda onda de COVID-19 no Brasil, o governo federal terá de ser mais presente na Coordenação Nacional do assunto para debelar o problema, pois senão, haverá o fechamento total outra vez acabando de comprometer a economia do Brasil, que ainda ressente dos efeitos da pandemia atual. Uma loucura, pessoal.