Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Presidencial em Minas
Recentemente, o senador Álvaro Dias (Podemos) esteve em um evento particular, em Belo Horizonte, e foi saudado como futuro candidato a presidente. Ele, na ocasião, disse que sua presença entre os mineiros é permanente, tanto que prestigiou várias campanhas para candidatos a prefeitos ano passado. “Só em Brumadinho, estive duas vezes”, declarou Dias. Ou seja, a sucessão presidencial está nas ruas, ora veja.

Empresário em apuros
Segundo jornalistas, já está com a Polícia Federal as imagens de um líder empresarial dos transportes que visitava regularmente o então governador Aécio Neves (PSDB) para tratar de temas nada republicanos. Isso ainda vai dar xabú.

Terreiro do Galo?
Mesmo que em horários não convencionados, os assuntos referente ao Atlético são tratados pelo prefeito de BH, Alexandre Kalil (PHS), a secretária Adriana Branco e o presidente do clube, Daniel Nepomuceno, que também ocupa a pasta de Desenvolvimento Econômico do município. Cuidado, gente!

Mudança do secretariado?
Começou a circular, nos bastidores da Assembleia, informações sobre uma possível mudança no secretariado do governador Fernando Pimentel (PT). Ele, diante do projeto de tentar a sua reeleição, teria necessidade de nomear pessoas com mais prestígio junto à população para ajudá-lo nessa empreitada. A conferir.

Ontem e hoje….
Historiador paulistano, Marco Antonio Villa se pronunciou a respeito dos episódios nacionais envolvendo políticos: “Há exatos 40 anos, lutávamos pela redemocratização do Brasil. Hoje, lutamos pelo fim da corrupção em nosso país. Podemos dizer que as lutas são permanentes”, sentenciou.

Hoje com ontem
Ainda sobre os temas nacionais. O ex-deputado Airton Soares, atualmente advogado em São Paulo e perseguido pela ditadura militar, analisou: “Naquela época, assim como hoje, os governantes administram sem apoio do povo. Haja visto a impopularidade do presidente Michel Temer (PMDB)”.

Estrela nacional
Mesmo sabendo que voos mais altos na política mineira não passam de um sonho, o deputado federal, Júlio Delgado (PSB) tem feito oposição ao governo federal de caso pensado, pois isso lhe rende um bom espaço na mídia nacional. E, como os políticos adoram holofotes, tudo certo então.

Temer internado
Quando tomou conhecimento que Michel Temer (PMDB) sugeriu aumentar a alíquota do imposto de renda, o jornalista Eduardo Costa, da Itatiaia, disse: “Faltou alguém para internar o presidente e, assim, evitaria que ele falasse mais esta besteira”.

Excesso de líderes
Diante da fragilidade do Palácio do Planalto no Congresso Nacional, o deputado federal Arthur Lira (PP) disparou: “O problema é que o governo federal não tem uma coordenação de liderança. As vezes, mantemos contatos com uma média de 30 pessoas que falam em seu nome, mas de maneira estabanada. Eles nada resolvem e ainda nos atrapalham”.

Política internacional
O apoio explícito de políticos do PSOL ao regime político do presidente Nicolás Maduro, na Venezuela , tem aumentado o tom das criticas entre vários deputados e senadores. Esse é um assunto complicado, podem apostar.

Eleição estadual
Recentemente, o deputado e líder do bloco de oposição na Assembleia, Gustavo Corrêa (DEM), fez uma aposta: “Quero ver como vão agir os parlamentares que, atualmente, fazem parte da base de apoio ao governo na hora da eleição”. Em sua avaliação, existem colegas que sempre ficam ao lado de quem está liderando as pesquisas. Ufa…

Dinis x Corrêa
Gustavo Corrêa (DEM), por enquanto, não quer falar qual o nome ideal para receber seu apoio na disputa pelo Palácio da Liberdade. No entanto, ao ser entrevistado pela TV Assembleia, rasgou elogios ao pré-candidato Dinis Pinheiro (PP).

Doações de campanha
Professor da faculdade de direito da UFMG, Rodolfo Viana Pereira disse que as possíveis alterações no calendário eleitoral, em discussão no Congresso Nacional, deveria rever a questão das doações da campanha. Para ele, o ideal seria limitar a quantidade a ser doada pela empresas, pois se deixar , exclusivamente, por conta do financiamento público, vai ser um horror. “Já imaginaram colocar no orçamento uma previsão de R$ 4 bilhões para gastar com os candidatos em 2018”.

Erundina e as doações
Em contato com a imprensa, na semana passada, a deputada federal, Luiza Erundina (PSOL) disse: “Os R$ 4 bilhões almejado pelos parlamentares para financiar as campanhas políticas do próximo ano dariam para revitalizar dezenas de hospitais no Brasil, além de ampliar o Programa de Farmácia Gratuita para atender a milhões de brasileiros”.
Cena única – Ou seja, as polêmicas sobre esse tema estão só começando. Ora veja.

Saúde fragilizada
Já faz mais de 2 anos que o ex-governador Francelino Pereira deixou de frequentar os eventos públicos por conta da fragilidade de sua saúde. Também quem está sumida dos meandros públicos é a ex-prefeita de Três Pontas e atual conselheira do Tribunal de Contas de Minas, Adriana Barbosa Andrade, mulher do presidente da CNT, Clésio Andrade. Ela, igualmente ao ex-governador Francelino, estaria com estado de saúde abalado.

Deputado futurista
Quem teve oportunidade de conversar com o deputado federal Fabio Ramalho (PMDB), recentemente, ficou sabendo: ele planeja uma reeleição com muitos votos e, na sequência, seria candidato a presidente da Câmara. Esqueceram de dizer a ele que o futuro a Deus pertence.

Liderança do Burguês
A assessoria política do prefeito Alexandre Kalil (PHS) agradeceu o empenho do vereador e líder do governo na Câmara de Belo Horizonte, Léo Burguês (PSL), após a votação do Orçamento do próximo ano. Parece que, pouco a pouco, o parlamentar está voltando a ser um dos mais influentes da Casa, constata o gabinete do chefe do executivo.