Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Brumadinho e a Vale
Em Brumadinho, município mineiro que protagonizou o maior acidente ambiental do Brasil, a situação atual é considerada atípica. A cidade nem parece ter prefeito, já que todos os grandes problemas da comunidade são discutidos diretamente com a Vale e, em alguns casos, com intermediação do poder Judiciário.

Governo dos ricos
Um ano depois de perder as eleições presidenciais, o ex-ministro e petista Fernando Haddad continua em palanque. Recentemente, ele disse que, quando o mandato de Bolsonaro chegar ao fim, ficará provado que, toda a movimentação no setor econômico do atual governo, teve a finalidade de deixar os 10% da população detentora de grande parte da riqueza nacional ainda mais rica. Será?

Sucessão em BH
“Há cerca de 1 ano, o deputado estadual João Vitor Xavier decidiu ser candidato a prefeito de Belo Horizonte. No meio de 2019, chegou a mudar de partido, deixando o PSDB para se filiar ao Cidadania. Mas, já estamos no ano do pleito e, por enquanto, o projeto político do parlamentar continua capengando”, dizem os matemáticos da política mineira.

Vice de Kalil
Em Brasília, foi dito que o atual secretário de Fazenda da PBH, Fuad Noman, devidamente filiado ao PSD, já estaria previamente escolhido para ser o vice de Alexandre Kalil (PSD). A conferir…

Popularidade de Zema
“Mesmo não tendo conseguido demonstrar grandes realizações no seu primeiro ano de governo, o governador Romeu Zema (Novo) continua com mais de 60% de aprovação e essa realidade o coloca como uma liderança política incontestável”. Essa fala foi dita durante um papo entre jornalistas em Belo Horizonte.

Política em MOC
Em Montes Claros, o atual prefeito Humberto Souto (Cidadania) está sendo considerado o maior tocador de obras das últimas administrações. Mesmo assim, caso ele venha disputar a reeleição, terá um concorrente declarado: o ex-prefeito Ruy Muniz. Eu, hein!?

Religião em pauta
“Quando o assunto é religião, tudo acontece, inclusive desavenças no Vaticano. Um exemplo disso é a possível autorização para o credenciamento de leigos e casados poderem realizar casamentos e batizado na região da Amazônia”, disse a jornalista Patrícia Campos Mello.

Preço dos combustíveis
Na avaliação da jornalista e comentarista econômica Juliana Rosa, o brasileiro é sempre perdedor. “Quando acontece o aumento de preços dos combustíveis, logo os valores são estampados nas bombas da gasolina. No entanto, quando o montante é reduzido ficam nas distribuidoras e apenas alguns postos topam diminuir os valores. Ou seja, por aí se vê como é que o consumidor está sujeito ao jogo ganancioso dos empresários”, vaticina a comunicadora.

INSS, vergonha…
“Em plena era da informática, na qual tudo é feito com rapidez e precisão, o INSS deixar quase 2 milhões de brasileiros na fila é vexame internacional”, palavras do jornalista Merval Pereira.

Sucessão em Uberlândia
Deputado de várias legislaturas, o tucano Luiz Humberto, de Uberlândia, já teria dito a pessoas próximas que não pensa em deixar seu posto de líder do governo para poder se candidatar a prefeito neste ano.
Cena única – Se ele efetivamente não vai ser opositor ao atual prefeito Odelmo Leão (PP) é um tema que ainda vai gerar controvérsia na Assembleia Legislativa.

Ciúmes entre irmãos
Consta nos bastidores da Assembleia que é intensa a ciumeira entre a deputada Ione Pinheiro (DEM) e seu irmão, o ex-presidente da Casa, Dinis Pinheiro, inclusive em relação a sucessão de Belo Horizonte. Será?

Política em Brasília
Ao avaliar a relutância do governo federal em decretar o novo valor do salário mínimo, os jornalistas de Brasília dizem o seguinte: “O Palácio do Planalto está em uma sinuca de bico. Não quer subir o valor do salário para não aumentar o déficit da Previdência, mas, se não o fizer, o Congresso o fará e, nesse caso, o desgaste será ainda maior”.

Crise internacional
Depois de ficar uma tarde inteira nos bastidores do Palácio do Planalto, o jornalista Valdo Cruz expressou a seguinte opinião: “Houve uma precipitação da diplomacia ao tomar uma posição sobre o episódio envolvendo os Estados Unidos e o Irã, mas, de agora em diante, a ordem é esquecer por completo o assunto, inclusive nas redes sociais”.

Medioli horrorizado
“No Cruzeiro, as pessoas ficam tão distraídas em ganhar dinheiro com trambique que não cuidam do atleta e do clube. Lá tem dirigente que vai para a gandaia junto com atleta. É um caso de polícia”, disse o ex-CEO do clube, Vittorio Medioli.

Conflito no Oriente médio
Em seu comentário, o filósofo Luiz Felipe Pondé mencionou a briga entre americanos e iranianos, mas deu uma pincelada em seu palpite. Para o professor, quem conhece o Oriente Médio sabe que a verdadeira guerra do Irã é contra o seu vizinho, a Arábia Saudita.

Investimentos internacionais
“A presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, no Fórum Mundial de Davos, Suíça, vai ser muito mais significativa do que a do presidente brasileiro, pois o ministro tem mais condições técnicas de convencer os investidores internacionais a fazerem a opção para o nosso país”. Palavras do professor da PUC /SP, o economista Antônio Corrêa de Lacerda.

Reforma complicada
Em Brasília, os especialistas dizem que as reformas, a serem enviadas pelo governo ao Congresso, já estão pontas. No entanto, a mudança na tributação não é consenso nem com os auxiliares do presidente, imagina se será com os deputados. A barulheira promete ser intensa.