Home > Acir Antão > Acir Antão

Acir Antão

CRÍTICA DE NOEL ROSA – O compositor carioca Noel Rosa é sempre lembrado, porque os versos de suas músicas são atualíssimos, como é o caso da letra de “Não tem tradução”. Outro dia, folheando a revista Dinheiro, editada pela mesma editora da IstoÉ, me deparei com uma série de textos jornalísticos recheados de palavras em inglês, como se todo leitor tivesse a obrigação de saber o idioma norte-americano. Nos noticiários de economia também acontece isso e diretores passaram a ser chamados de CEO. Infelizmente, os editores não se preocupam em traduzir outras línguas em matérias jornalísticas.

A NOVELA DO METRÔ – Quem sabe um dia escrevo um livro contando a história do nosso metrô. Acompanho essa novela desde que o saudoso prefeito Luís Verano anunciou o seu projeto de metrô de superfície, que aproveitaria a malha ferroviária da antiga Estação Central do Brasil. Verano foi mais longe e achava até que o trem deveria ocupar parte da calha do rio Arrudas. O governo era de Aureliano Chaves e logo foi criada uma empresa que seria a administradora do nosso metropolitano, a Metrobel. Após essa fase, começou o governo de Francelino Pereira. Logo houve a necessidade de se fazer uma empresa de trânsito e tráfego para a região metropolitana e usaram a Metrobel para essa função. Hoje, em BH, essa é a função da BHTrans e nas cidades metropolitanas atuam as empresas municipais. O interesse político cresceu em torno do assunto e o ministro Eliseu Resende, de olho na disputa pelo governo de Minas, começou a grande arrancada do metrô, adquirindo os primeiros trens na França e iniciando o processo de desapropriações para a primeira linha, que iria da Estação Central ao bairro Água Branca, em Contagem, chamada de estação Eldorado. Houve festa quando o primeiro trecho do metrô foi inaugurado na estrutura da CBTU, uma empresa federal.

APRECIARE. Inovação, nutrição e sabor estão no DNA da Apreciare. A marca busca sempre estar à frente oferecendo novidades e até mesmo itens exclusivos para seus consumidores. Prova disto são os recentes lançamentos da linha de Queijos tipo Quark Apreciare e do desejado Grego sabor paçoca. O Quark é um tipo de queijo fresco, superleve e muito cremoso, rico em proteínas, apresentados em embalagens de 100g em 3 versões. Duas delas com pedaços de frutas – pêssego e frutas silvestres – e a terceira com a mescla de dois sabores especiais e deliciosos: café e caramelo. Ainda novidade por aqui, esse produto já é um queridinho na Europa.  Um produto ideal para diversas ocasiões de consumo devido a sua praticidade: do café da manhã a lanches e sobremesas. A marca está presente diretamente em mais de 5 mil pontos de vendas distribuídos em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Goiás, Brasília, Bahia e Pernambuco. Além disso, também tem uma forte parceria com distribuidores que ampliam sua capilaridade nas regiões em que não atua diretamente.

DA COCHEIRA

A maioria dos vereadores de BH aprovou, em primeiro turno, o projeto popularmente conhecido como Escola sem Partido. O projeto virou polêmica e a minoria lutou para reprová-lo. Sinal de que eles querem uma escola com viés partidário.

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) ficou mal com maioria da Câmara ao afirmar que o projeto de Escola sem Partido é idiota.

O prefeito de Contagem, Alex de Freitas, afirma em todas inaugurações de obras “que tudo só foi possível com o dinheiro do IPTU”. Durante a campanha, o prefeito havia prometido manter a isenção do imposto de moradia e, ao ganhar o pleito, voltou a cobrar o tributo da população.

Mil professores foram nomeados pelo governador Romeu Zema (Novo). Mesmo assim, a Secretaria da Educação sempre ficará com 50 mil professores em licença de saúde.

ANIVERSÁRIOS

Domingo, dia 20 de outubro

Ex-deputado Walter Tosta

Robson do Rosário

Segunda-feira, 21

Ex-deputado Paulo Islander

Delegado J. B. Moreira

Jornalista Janete Ribeiro

Delegado Oto Teixeira Filho

Terça-feira, 22

Professora e historiadora Maria de Lourdes Dias Reis

Coronel Silvio Antônio Leite

Quarta-feira, 23

Senhora Elza Veras

Advogado Francisco Goiás

Advogado Delcio Mitre

Jornalista Lúcia Helena, esposa de Carlos Felipe

Quinta-feira, 24

Luiz Carlos Braga, superintendente do Mercado Central

Adriane Zacarias Nunes

Manoel Ferreira de Carvalho

Sexta-feira, 25

Beatriz Urbano Hadad

Marcelo Issa

Sábado, 26

Repórter Eduardo Costa – Rádio Itatiaia e TV Record

Cantor Milton Nascimento

Ení Venâncio

A todos, os nossos parabéns!