Em sua 18ª edição em Belo Horizonte, o festival gastronômico Restaurant Week, inspirado no famoso festival nova-iorquino que já tem 20 anos, acontece até 09 de junho, servindo entrada, prato principal e sobremesa, por R$ 43,90 no almoço e R$54,90 no jantar, em 40 restaurantes de alta gastronomia na capital.
No menu estarão pratos das cozinhas brasileira, contemporânea, francesa, hamburgueria, italiana, internacional, peruana e parrilla. “A proposta é criar oportunidades e acesso à boa gastronomia. Conhecer os restaurantes que você sempre sonhou, por um preço que nunca imaginou”, destaca Fernando Reis Jr., idealizador do projeto no Brasil.
Em BH, o evento acontece há 8 anos e, segundo o organizador, tem se destacado. “A cultura de bares na cidade é forte, só que a população tem apreciado muito a alta gastronomia, principalmente nos últimos anos, com nomes de chefs renomados compatíveis com São Paulo e o mundo”.
Segundo a organização, o tema proposto é do “Do campo à mesa”, no qual os participantes deverão criar pratos que remetem às tradições mineiras, como receitas caipiras, rústicas e de família. Max Catolino, chef responsável pela cozinha do restaurante Tinto, na região Centro-Sul, participa do evento pela segunda vez e revela que suas prioridades na criação foram a descomplicação, criatividade e boa apresentação. “Utilizamos ingredientes que estão presentes nas fazendas de Minas Gerais, como o milho, o queijo e a goiabada, a carne serenada e o café”, diz.
Na capital dos bares, ele espera que o festival abra portas para as pessoas conhecerem a gastronomia servida nas áreas nobres de BH, incluindo os fãs de um bom boteco. “Muitos bares já estão fazendo cozinha criativa há algum tempo e reinventando pratos tradicionais. A proposta do Restaurant Week é democratizar o acesso à alta gastronomia para quem quiser conhecer, seja butequeiro ou não”.
Assim como nas edições anteriores, o valor de R$ 1,00 será adicionado à conta a fim de beneficiar crianças assistidas pela Associação Mineira de Reabilitação (AMR). “Vem de encontro com o nosso objetivo de democratizar a boa gastronomia com cunho social”, afirma Reis. Segundo o organizador, no ano passado, a iniciativa arrecadou R$ 500 mil, distribuído em todas as instituições contempladas nas 14 cidades participantes. A expectativa é receber de 50 a 70 mil pessoas e a venda de 50 mil pratos pelo país.