Home > Artigo > Curiosidades sobre o Mineirão

Curiosidades sobre o Mineirão

O maior palco do futebol mineiro, um dos mais conhecidos do Brasil e do mundo, o Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, inaugurado em 1965, tem muitas histórias ao longo desses 54 anos, com muitas emoções dos jogos, torcidas cantando e vibrando junto com seus times do coração, jogos da seleção brasileira em vários campeonatos como Copa América e Copa do Mundo, além de shows de artistas nacionais e internacionais. O Mineirão passou por reformas para a Copa do Mundo em 2014, desde a reforma, finalizada em 2012, o educativo do estádio permite que os visitantes tenham uma experiência completamente diferente da vivenciada nos dias de jogos, incluindo tour guiado aos bastidores do estádio e visita ao Museu Brasileiro do Futebol (MBF), que expõe a história do esporte em Belo Horizonte e no Brasil.

Para visitar o Mineirão e o MBF é necessário comprar o ingresso que dá direito aos dois espaços. O MBF está localizado nas dependências do estádio e o acervo é composto por objetos relacionados desde à época da construção e inauguração aos dias atuais. As peças do museu estão distribuídas entre salas temáticas e descontraídas, seguindo uma ordem cronológica. Algumas permitem a interação dos visitantes com as obras, por meio de vídeos, jogos e totens interativos, por exemplo.

As primeiras salas do MBF são dedicadas à história da construção de BH e do Mineirão. Construído na década 60, o empreendimento contou com a participação de engenheiros, arquitetos, políticos, operários, imprensa, entidades esportivas e população de Minas Gerais. O local foi considerado na época o segundo maior estádio de futebol do Brasil e do mundo. Atualmente, essas posições são ocupadas pelo Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e pelo Salt Lake Stadium, na Índia. O Mineirão caiu para a quinta posição dos maiores estádios brasileiros.

Na sala “Mineirão: Construção e Inauguração” estão expostos alguns itens da inauguração do estádio em 1965, como faixas, fotografias e placas de homenagens. As demais dedicam espaço aos jogos já realizados no estádio, inclusive, na “Sala das Fichas” estão expostas fichas de registros de aproximadamente 4 mil jogos disputados desde a inauguração até junho de 2010.

Já na sala “Mineirão em Atividade” há bandeiras doadas por times que jogaram no estádio, além de outros objetos dos primeiros anos de funcionamento.

Entre 2010 e 2012, o Mineirão passou por uma significativa reforma para se adequar aos padrões necessários para a realização dos jogos da Copa do Mundo FIFA de 2014 e, desde então, tem sido administrado pela Minas Arena. As obras se estenderam por todas as dependências do estádio, incluindo a área externa, onde foi construída a Esplanada do Mineirão, local utilizado para a realização de shows e eventos, além de permitir que o público pratique esportes. Skate, patins, bicicleta, corrida e caminhada são as modalidades mais praticadas. O processo de remodelação do estádio está documentado com fotos no MBF na sala “O Novo Mineirão”.

Na “Sala das Confederações”, o visitante encontra uma maquete do novo Mineirão, além de camisas de seleções e imagens que relembram a Copa das Confederações FIFA de 2013, já que o estádio também sediou alguns jogos na ocasião.

As demais salas exploram o assunto futebol de uma forma geral, incluindo ainda dados históricos e curiosidades sobre o esporte. Na sala “ABC do Futebol”, os visitantes conhecem as regras e expressões usadas no futebol, além de acompanhar a evolução do mesmo com o passar dos anos e na sala Os Imortais do Futebol” são apresentadas biografias de algumas personalidades do futebol brasileiro, incluindo jogadores e técnicos.

O tour guiado é realizado em grupos e na companhia de um educador do MBF. O trajeto dura aproximadamente uma hora e pode sofrer alterações, caso tenha eventos e demais programações sendo realizadas no local. Mas, basicamente, os visitantes conhecem áreas restritas que são utilizadas por jogadores e imprensa nos dias de jogos.

No tour, os principais locais que os turistas podem conhecer são o vestiário, área de trabalho da imprensa, Mineirão Tribuna (uma área reservada, com vista privilegiada do gramado e com espaço de entretenimento em dias de jogos), áreas premium, arquibancadas, bancos dos jogadores reservas e um pedacinho restrito do gramado.

O visitante pode tirar fotos com dois itens decorativos da Copa do Mundo FIFA de 2014: a Brazuca e o Fuleco. Inclusive, o local foi palco da histórica derrota do Brasil para a Alemanha nas semifinais. Como esquecer o 7 x 1?! Após visitar o MBF e os bastidores do Mineirão a dica é estender o passeio e caminhar pela Esplanada.

Informações úteis – Visita aos bastidores do Mineirão e MBF

Confira os horários de funcionamento: terça-feira das 09h às 20h, com permanência até às 21h.Quarta a sexta-feira das 09h às 17h, com permanência até às 18h. Sábado e domingo das 09h às 13h, com permanência até às 14h. O MBF e as visitas ao estádio não funcionam em feriados. Os valores dos ingressos são R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). O ingresso é único e válido para os dois espaçosA bilheteria comercializa ingressos apenas para visitação no dia vigente. Crianças até 3 anos e guias de turismo credenciados não pagam. Meia entrada para menores de 21 anos, estudantes, professores, maiores de 60 anos e pessoas com necessidades especiais.

Em dias de jogos e eventos, o MBF e as visitas ao Mineirão funcionam em horário diferenciado, podendo ser canceladas, conforme o caso.  As visitas ao estádio acontecem de hora em hora e têm capacidade máxima de 40 pessoas. Grupos acima de 10 pessoas deverão fazer agendamento prévio pelo telefone (31) 3499-4312, (31) 3499-4304 ou pelo e-mail:educativo@estadiomineirao.com.br.

Para visitas em grupos inferiores a 10 pessoas, basta se dirigir à recepção do museu e adquirir o ingresso para o dia vigente, mediante disponibilidade de ingressos. As áreas do estádio destinadas às visitas podem sofrer alterações, devido a eventos no local. As fotografias e filmagens não comerciais são liberadas, sem uso do flash. Não é permitido entrar com bolsas, mochilas e similares no museu. No local há armários gratuitos, com chave, para os visitantes guardarem seus pertences pessoais. Não é permitido fumar nas dependências do MBF e do estádio. Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas no interior do museu. Acessibilidade para pessoas necessidades especiais. Em dias que não há eventos no estádio, costuma ser bem tranquilo encontrar vagas na rua para estacionar.

A Esplanada do Mineirão recebe os visitantes diariamente de 07h às 22h. O horário está sujeito a alterações devido a festas e eventos. O Mineirão adota medida sustentáveis na estrutura e nas ações, como o uso de energia solar, reaproveitamento de resíduos e de água da chuva. O tradicional feirão de carros no Mineirão ocorre todos os domingos, das 06h às 13h.