Home > Opinião > Para combater violência, STF julga ações para criminalizar homofobia

Para combater violência, STF julga ações para criminalizar homofobia

Segundo dados do Grupo Gay da Bahia, 420 pessoas morreram em 2018 por causa de homofobia ou transfobia. Isso equivalente a uma morte a cada 20 horas, sendo que desse total, 72%, ou 320 casos, são vítimas de homicídio. Em segundo lugar, estão os suicídios, com 24%.

Pensando na vulnerabilidade social desse grupo, duas ações movidas pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transgêneros e Intersexos (ABGLT) e o Partido Popular Socialista (PPS), de 2012 e 2013, respectivamente, chegaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Corte discuta e crie uma legislação para proteger os LGBTs.

Para entender melhor o que está sendo discutido no STF, o Edição do Brasil conversou com Renan Quinalha (foto). Ele é professor de direito da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); doutor em relações internacionais na Universidade de São Paulo (IRI – USP); além de membro do conselho de orientação cultural do Memorial da Resistência de São Paulo e presidente do conselho de administração do Núcleo de Preservação da Memória Política.

O que está sendo discutido no STF?

As ações têm dois objetos principais: o primeiro pede que o Supremo declare que o Congresso foi omisso por não editar uma lei que proteja os LGBTs e criminalize a lgbtfobia; e o segundo pedido é que o STF fixe um prazo para o Congresso e, enquanto isso não acontece, que haja a comparação da lgbtfobia com o racismo, como já houve um entendimento semelhante com o antissemitismo.

Qual a importância das ações?

É muito importante que essa ação seja declarada procedente, porque as pessoas LGBTs no Brasil sofrem uma extrema violência e é fundamental que haja algum tipo de proteção estatal.

Por que a Corte resolveu discutir o projeto de criminalização da homofobia agora?

Faz anos que as ações estão aguardando julgamento. Mas o presidente do STF define quando ele quer colocar em pauta. A meu ver, a Corte pode querer passar um recado para o governo Bolsonaro (PSL), afirmando que vai defender os direitos LGBTs.

Por que o Congresso não está discutindo esse tema, mas sim o STF?

O Congresso deveria estar discutindo esse tema, mas como os parlamentares nunca falaram adequadamente sobre isso, principalmente pela ação das bancadas fundamentalista e religiosa, o STF teve que discutir o assunto até mesmo para verificar se realmente há omissão do Congresso na concretização da Constituição de 88.

A discussão pode gerar algum problema entre a Corte e o Congresso?

O objetivo das ações é este: provocar um atrito entre o Congresso e o Judiciário, mostrar como o Legislativo foi omisso e pedir para o Supremo declarar, por meio da Constituição, que o Congresso deveria ter feito, mas não o fez. Isso é realizado em vários temas. Já aconteceu na regulamentação de greve no serviço público, na discussão sobre aviso prévio proporcional e em vários outros assuntos que a Constituição diz que precisa de uma lei, mas os parlamentares não legislam e os cidadãos vão no Judiciário para forçar o Congresso.

O que vai acontecer se as ações não forem aprovadas pelo STF?

Se não for aprovado, vai continuar do jeito que está. Se nenhum pedido for acolhido, o que acho muito difícil, isso vai gerar problemas, porque o Brasil vai continuar como o país que mais mata pessoas LGBTs e isso pode gerar certas consequências internacionais, inclusive pode haver uma condenação no Sistema Interamericano dos Direitos Humanos e pressão internacional.