Home > Colunas > Acir Antão

Acir Antão

 

O aniversariante da semana é o empresário Nilo Simão, nome forte do transporte em BH - Crédito: Neilton Sávio
O aniversariante da semana é o empresário Nilo Simão, nome forte do transporte em BH – Crédito: Neilton Sávio

UM NOVO BRASIL. Outro dia tive uma conversa com a jornalista e economista Rita Mundim. Assim como eu, ela está muito otimista com o governo Bolsonaro (PSL). Segundo Rita, o Brasil deverá trocar a especulação financeira pelo trabalho. A economista deu exemplo de países onde o que vale é o trabalho e suas economias se destacam por um bom Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de toda a produção vendida que gera riqueza, que nada mais é que a geração de emprego e renda da população. Aliás, a equipe econômica de Bolsonaro já sinalizou isso ao anunciar a continuação da atual política monetária e financeira do governo Temer que manteve a inflação num rigoroso controle, com a taxa de juros da Selic mais baixa dos últimos 30 anos.

DISPUTA – Depois que o ex-juiz Sérgio Moro demonstrou vontade de enfrentar o crime organizado no Brasil, o presidente do STF, Ministro Dias Toffoli, resolveu preocupar-se com o tema. Acaba de criar uma comissão para acompanhar, debater e propor sugestões na área de segurança pública. Por que o ministro não pensou nisso antes? Parece que é um desejo de confrontar Sérgio Moro, que já mostrou ao que veio.

AGORA? – Ninguém contesta a luta dos prefeitos de Minas para receber o que suas cidades têm direito junto ao governo do Estado, que deixou de depositar parte do dinheiro do ICMS em suas contas. Já são mais de 9 bilhões. Mas pedir intervenção federal em Minas ao final do governo Pimentel (PT) é inócuo. É que agora apertou mais a pressão sobre os prefeitos por causa do décimo terceiro que muitos não pagarão. Há de se destacar que algumas prefeituras, apesar da crise, estão pagando o 13º e mais o salário de novembro, exemplo de Sabará e Nova Lima.

DA COCHEIRA

Será que desta vez vão pegar Aécio Neves (PSDB)? O problema de Aécio e Furnas é uma velha luta do agora deputado federal Rogério Correia (PT), que será seu colega na Câmara.

Devagarinho o DEM já emplacou três ministros na equipe de Bolsonaro. Os deputados eleitos pelo PSL, partido do Presidente, já andam reclamando.

Eleições. A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) convoca para Assembleia Geral Extraordinária, no dia 17 de dezembro, a fim de eleger o seu 19º presidente, que administrará a entidade de janeiro de 2019 a dezembro de 2020.

Essa do prefeito Alexandre Kalil (PHS) de mandar para a Câmara um substitutivo do novo Plano Diretor da cidade para ser votado é uma falta de respeito com toda a sociedade que se reuniu muito tempo para elaborar sua própria versão. Quem queimou as pestanas para elaborar o programa fez papel de palhaço.

Se eu fosse advogado, iria pegar as ações dos atingidos pelas enchentes de Venda Nova graciosamente. Depois que o prefeito confessou sua culpa, qualquer advogado ganha a causa das famílias que perderam seus entes queridos.

ANIVERSÁRIOS

Domingo, dia 25 de novembro

Waldir Martins Carneiro

Piti Viganó – Carretão Gaúcho

Gabriel Costa Pena Siqueira

Segunda-feira, 26

Jornalista Márcio Dotti

Empresário Nilo Simão

Jornalista Walter Luiz de Oliveira

Padre Nereu de Castro Teixeira

Terça-Feira, 27

Ex-deputada Maria Lúcia Cardoso

Tonico Brandão, ex-prefeito de Brumadinho

Dona Lavínia Silva Torres

Quarta-feira, 28

Julia Lucas Diniz Ferreira

Herval Junior

Alice Rocha Borges

Quinta-feira, 29

Delegado Eduardo Alberto Pinto

Advogado Ari de Almeida

Jornalista Jardel Gama

Sexta-feira, 30

Sra. Francilene França Silveira – esposa de Alencar da Silveira Junior

Chamone Nassif Junior

Bernardo Monteiro

Sábado, dia 1º de dezembro

Vinicius de Campos Diniz

Renato Martins da Silva

Patrícia Lopes Aleixo

Antônio Penato

A todos, os nossos parabéns!