Home > Cidades > Avenida Francisco Sá tem se tornado point gastronômico

Avenida Francisco Sá tem se tornado point gastronômico

Que o belo-horizontino é bom de garfo, isso todo mundo já sabe, afinal temos uma das melhores culinárias do país e a cidade é conhecida nacionalmente como a capital dos bares. E para fazer jus a esse título, a Avenida Francisco Sá, localizada nos bairros Gutierrez e Prado, na Região Oeste de Belo Horizonte, é um dos points para quem quer comida boa, independente do horário.

Nos quarteirões entre a Avenida Amazonas e a Faculdade Estácio de Sá é possível encontrar um cardápio variado e de diferentes nacionalidades, desde os botecos “raízes”, com os seus tradicionais tira-gosto, até bares mais sofisticados especializados em carnes, passando por espetinhos, pizzaria, hamburguerias artesanais, pastelaria, café, etc. Além desses, há também restaurantes de comida mineira, baiana, japonesa, argentina e indiana.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel Minas), Ricardo Rodrigues, acredita que a proliferação de bares no local deve-se, principalmente, por sua fácil localização, estando próximo às avenidas do Contorno e Amazonas. “Os espetinhos, que são muito populares em toda a Belo Horizonte, nasceram no Espeto do Luiz com esse modelo de comprar fixas para consumir. Além disso, por estar num dos bairros mais tradicionais da capital, a Francisco Sá mistura casas mais tradicionais, como a Pizza no Galpão, e locais modernos e contemporâneos. Tem comida para todos os gostos”.

O Ponto Espeteria e Bar inaugurou há três semanas na avenida. Vanderlei Alves, gerente do local, conta que o bar já existia e mudou de local. “Ele funcionava em frente a base da Polícia Militar, mas por uma questão de comodidade, mudados para cá, no número 367”.

O músico Rodrigo Cordeiro é um frequentador “de carteirinha” dos bares da Francisco Sá. Ele conta que, pelo menos, uma vez na semana vai em algum. “Moro perto, então sempre venho aqui pela comodidade. Além disso, a cerveja está sempre gelada, as porções são generosas e os bares movimentados”.

Além dele, o administrador Sérgio Lopes também se rendeu aos encantos locais. “Venho, pelo menos, uma vez a cada 15 dias. Gosto pela acessibilidade que me oferece: aqui é possível vir de carro e achar estacionamento e também há várias opções na mesma rua”.

Pulero Bar e Restaurante
Um dos bares mais icônicos da avenida é o Pulero Bar e Restaurante. Com uma decoração temática e toda voltada para o Atlético Mineiro, o local é um dos redutos dos torcedores para ver os jogos do Galo e beber uma boa cerveja. O local foi idealizado por Fernando Cesar.

O estabelecimento tem espaço para 150 pessoas e funciona de terça a sexta de 17h à 00h, sábados e feriados, de 13h à 00h, domingo de 13h às 20h.