Home > Geral > UFJF figura entre as três melhores universidades de Minas Gerais

UFJF figura entre as três melhores universidades de Minas Gerais

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) manteve a terceira posição de melhor instituição de ensino superior de Minas Gerais, segundo o Ranking Universitário Folha 2018 (RUF). Na classificação nacional, a UFJF ocupa a 23ª colocação. No total, 33 cursos foram avaliados e 17 subiram de posição na comparação com o ano anterior.

O RUF é feito pela Folha desde 2012 e avalia as 196 universidades brasileiras, públicas e privadas, com base em cinco indicadores: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação. Na avaliação geral, o quesito ensino aumentou cinco posições no ranking, passando da 25ª colocação, para a 20ª. No entanto, o indicador inovação teve uma queda no índice e saiu da 30ª para a 59ª posição.

Entre os cursos da UFJF melhores avaliados destacam-se pedagogia, ocupando a 12ª posição, e matemática, que está em 17º lugar. A graduação em filosofia foi o que mais teve destaque, saltando 33 colocações, figurando agora no patamar de 27º em 2018.

O coordenador do curso de filosofia, Humberto Schubert Coelho, acredita que a melhora na classificação se deve a mudanças de práticas tanto dentro do departamento, quanto da universidade. “Hoje temos concursos públicos mais exigentes; quando há transferências, priorizamos professores com evidente produção acadêmica e competência técnica. Além disso, tivemos a abertura do mestrado, o que permite aos alunos uma formação completa e com corpo docente qualificado”.

A graduação em engenharia elétrica também subiu, passando do 49º lugar para o 19º neste ano. Para o coordenador do curso, Leonardo Willer de Oliveira, esse salto no ranking é reflexo do trabalho desenvolvido na universidade. “Passamos por uma reestruturação e a engenharia elétrica foi dividida em cinco cursos independentes, entre eles o de energia. Houve, por exemplo, mudanças na matriz curricular e adequações de pré-requisitos. Tivemos a entrada de novos professores, todos com doutorado, que estão se estabelecendo e crescendo em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, encerra.