Home > Cidades > 5ª edição do Festival Fartura será em Belo Horizonte

5ª edição do Festival Fartura será em Belo Horizonte

O Festival Fartura – Comidas do Brasil volta para sua origem. Depois de passar por Porto Alegre, São Paulo e Tiradentes, a 5ª edição do projeto chega, nos dias 22 e 23 de setembro, a Belo Horizonte trazendo vários chefs renomados do cenário nacional. O evento acontecerá na Rua Tenente Brito Melo (em frente à Sala Minas Gerais) e terá mais de 70 atrações gastronômicas.

Rodrigo Ferraz, diretor da Plataforma Fartura, conta que a ideia do projeto surgiu a partir do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes. “Em 2008 assumi a gestão desse festival e percebi que a cadeia gastronômica era muito importante. Resolvi, então, desenvolver um projeto em escala nacional”.
Ao longo de 2 anos, a equipe gerenciada por Ferraz viajou o Brasil todo, pesquisando a fundo a gastronomia, seus personagens, ingredientes e receitas. “Após adquirir o conteúdo necessário, começamos a divulgar esse conhecimento por meio do nosso site, livros, programas de rádio e vídeos. Em 2014, os festivais vieram para celebrar o projeto e como meio de levar ao público, em forma de experiência, todo esse conhecimento. Belo Horizonte é a nossa sede e onde está a maior parte da equipe, por isso foi escolhida como a primeira cidade para receber o festival”.

Durante o Fartura, os visitantes poderão experimentar os pratos dos chefs, além de participar de palestras, aulas teóricas, assistir ao preparo dos pratos ao vivo e levar ingredientes para casa. O evento terá diversos espaços, como o Chefs e Restaurantes; Petiscos, Lanches e Doces; Cozinha ao Vivo; Conhecimento; e o Interativo.

No Chefs e Restaurantes estão confirmadas as presenças de Cristóvão Laruça, do Caravela (Belo Horizonte); e Nati Tussi, do Roister (Porto Alegre). Já o espaço Petiscos, Lanches e Doces nomes como Caetano Sobrinho, do Caê Restaurante e Bar (Belo Horizonte); Elisa Fonseca, do Bar da Lora (Belo Horizonte); Leo Paixão, do Glouton e do Nicolau Bar da Esquina (Belo Horizonte); Talita Avelino, do Ateliê Talita Avelino (Manaus); Heloísa Bacellar, do Lá da Venda (São Paulo); Danielle Dahoui, do Ruella (São Paulo); e Lia Quinderé, do Sucré (Fortaleza) marcarão presença.

As aulas do Cozinha ao Vivo terão as participações de Carlos Bertolazzi, do Zena Caffè (São Paulo), com arroz de pato; Eliana Ferreira, do Mercado Ver-o-Peso (Belém), com paella cabocla; Danielle Thomaz, do Mato Grosso do Sul, com carne de jacaré; e o chef Rafael Pires, do Pacco & Bacco (Tiradentes).
Já o espaço Conhecimento terá a contribuição de Joanna Martins, do Manioca (Belém); e de Cesar Adame (São Paulo) com degustação de cachaças. Por fim, o espaço Interativo será comandado pelo chef César Santos, do Oficina do Sabor (Olinda).

Para essa 5ª edição, Ferraz diz que a expectativa é sempre a melhor possível. “Costumo dizer que é muito relativo eleger a melhor gastronomia do Brasil ou do mundo, pois é uma questão particular de cada um. Mas, Minas Gerais é o estado em que se come melhor, pela receptividade do mineiro, por ser um povo caloroso, com uma gastronomia diversa e afetiva. Então é um dos festivais em que os chefs mais gostam de participar e o público também”.

A chef Eliza Fonseca, proprietária do Bar da Lora, irá participar do seu segundo Festival Fartura. O primeiro no qual esteve presente foi o de Tiradentes e ela descreve a experiência como excelente. “Cozinhei o tradicional fígado com jiló e foi muito gostoso! Tinham várias pessoas do Brasil e exterior, além de ter sido um momento de troca de conhecimentos, pois da mesma forma que ensinei algumas coisas também aprendi outras”.

Para o evento que será realizado em BH, a chef disse que está animada. “Como a primeira vez foi boa, espero que a segunda seja ainda melhor. E para o festival daqui estou chamando várias pessoas conhecidas”.

Após Belo Horizonte, o festival irá para outras capitais do Brasil: Brasília nos dias 20 e 21 de outubro, Fortaleza de 10 a 11 de novembro e Belém em janeiro de 2019.

[box title=”Serviço” bg_color=”#dda4a4″ align=”center”]Festival Fartura – Comidas do Brasil Belo Horizonte Data: 22 e 23 de setembro Horários: Sábado, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 20h. Local: Rua Tenente Brito Melo, 1090 – em frente à Sala Minas Gerais. Ingressos: R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia) Vendas: sympla.com.br [/box]