Home > Cidades > Parceria garante TV digital para população de Contagem

Parceria garante TV digital para população de Contagem

No dia 8 de novembro, o sinal analógico será desligado em 39 cidades da região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), incluindo Contagem, o que significa que a TV aberta será transmitida apenas por meio do sinal digital gratuito. Pensando nisso, o prefeito Alex de Freitas (PSDB) assinou termo de cooperação com a Seja Digital, entidade que tem o compromisso de promover a migração do sinal analógico da TV aberta para o sinal digital em todo o país.

A solenidade de assinatura na prefeitura, onde a equipe da Seja Digital explicou o processo de migração do sinal, capacitação e as campanhas junto às escolas, em eventos, feiras, comércio, etc. Presentes à explanação, secretários, administradores regionais e os coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) que serão capacitados juntamente com os Agentes de Saúde e Agentes de Endemias (Zoonoses), lideranças comunitárias, e um leque de outros voluntários que possam multiplicar as informações sobre o processo de transição para a TV Digital.

A prefeitura será a parceira na mobilização e na distribuição dos kits de conversão para a população de baixa renda, ou seja, beneficiárias dos programas de transferência de renda, inscritas no Bolsa Família e no Cadastro Único (CAD ÚNICO). “Em novembro chegará o fim do sinal analógico e esta parceria da prefeitura com a Seja Digital é para que ninguém fique sem assistir TV no período de transição de sinal. Por isto, estamos de portas abertas no sentido de mobilizar para este acesso ser o maior possível”, disse.

As ações de mobilizações e todo o processo de migração de um sinal para outro é uma política pública do governo federal que busca garantir a continuidade dos serviços de TV durante a transição, uma vez que o sinal televisivo é um direito de todos. Os kits serão para a conversão de sinal e aproveitamento dos televisores antigos, normalmente as de tubo. As televisões comercializadas a partir de 2010, de tela plana, já têm o conversor embutido.

Agendamento

Para fazer o agendamento para receber o kit, as famílias podem acessar pela internet ou se inscrever gratuitamente pelo telefone 147, disponível 24h/dia. É necessário que o beneficiário tenha em mãos o número do CPF ou o Número de Identificação Social (NIS) do responsável familiar. Em alguns casos o NIS é o mesmo número do PIS. Também pode ser procurado o Cras da região onde mora para se inscrever.

A coordenadora regional da Seja Digital, Deisy Feitosa, explicou que as famílias que já fizeram inscrição pelo site da entidade e não obtiveram retorno podem ligar para o número 147 e se inscreverem novamente. “A família que não estiver neste cadastro poderá ser enquadrada pelos Cras como de baixa renda e a sua inscrição chegará até o banco de dados da Seja Digital”, explicou ela.

O diretor técnico da Seja Digital, Gunnar Bedicks agradeceu a oportunidade de firmar o acordo e disse que sem a parceria com a prefeitura ficaria impossível a mobilização, bem como a entrega, antes de novembro, dos kits as famílias que são alvo da parceria, cerca de 50 mil. “Mesmo após o desligamento do sinal analógico continuaremos a mobilizar e distribuir os kits até alcançar esta meta, para que ninguém fique para trás”, disse ele que enumerou as vantagens e possibilidades da TV digital.