Home > Cidades > Exposição comemora o Dia Dos Avós em Juiz de Fora

Exposição comemora o Dia Dos Avós em Juiz de Fora

No dia 26 de julho, se comemora o “Dia dos Avós” no Brasil. E para celebrar a data, o Museu de Cultura Popular do Forum da Cultura – UFJF, apresenta a mostra “Bênção, Vovó!”, que reúne 18 peças com procedência de diversos estados do país como Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais, além de outros países como Espanha e China.

De acordo com Franciane Lúcia, técnica em acervo cultural, essa é a primeira vez que a exposição está em cartaz no Forum da Cultura. O objetivo é tentar resgatar as discussões a respeito dos idosos e refletir sobre o papel da terceira idade nos dias de hoje. “As pessoas de antigamente até meados da década de 1970 tinham o costume de pedir benção aos avós, costume que foi perdido ao longo do tempo. A mostra também tem esse papel de relembrar essa tradição”.

As peças expostas são feitas de diversos materiais como porcelana, gesso, cerâmica e metal. O público poderá conferir obras como os Pretos Velhos, entidades da umbanda que se apresentam como idosos sábios e estão ligados a memória dos ancestrais africanos. Há ainda a peça “Dom Quixote”, toda produzida em metal e de origem espanhola. “Ela recorda as aventuras do clássico personagem de Miguel de Cervantes, que já em idade avançada se lançou em uma vida de aventuras como cavaleiro andante”.

Outras três peças feitas em porcelana e originárias da China, se destacam entre as demais. Nomeadas de “O Agricultor”, “O Pescador” e “O Ancião”, elas representam a longevidade e sabedoria dos povos orientais e o respeito pelos seus ancestrais.
Com entrada franca, a exposição “Bênção, Vovó!”, fica em cartaz até o dia 3 de agosto e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, no Museu de Cultura Popular, localizado na Rua Santo Antônio, 1.112, no Centro de Juiz de Fora.

Cultura Popular
O Museu de Cultura Popular proporciona aos visitantes exposições que retratam a cultura brasileira, as práticas, as crenças e os saberes populares e evidencia o trabalho de artistas renomados, assim como artesãos anônimos. Contando com mais de 3 mil peças, o espaço oferece aos seus visitantes e pesquisadores uma diversificada coleção de objetos de cultura popular, em coleções nacionais e estrangeiras. Destaque especial à cerâmica portuguesa, nordestina e mineira que figuram ao lado de coleções de brinquedos populares mineiros, imagens religiosas, trançados, tecidos e presépios.