Home > Cidades > Após 10 anos, Festival Inverno em Macacos retorna com circuito gastronômico e cultural

Após 10 anos, Festival Inverno em Macacos retorna com circuito gastronômico e cultural

Quem conhece São Sebastião das Águas Claras, popularmente conhecido como Macacos, sabe bem que o arraial é um refúgio, a 30 minutos da capital mineira, para quem busca clima de interior. O distrito da cidade de Nova Lima, circundado por montanhas, recebe entre os dias 19 e 29 de julho, o Festival Inverno em Macacos: Cultura e Gastronomia.

O circuito gastronômico e cultural retorna após um hiato de 10 anos, com a participação de 13 restaurantes e bistrôs da região, com opções da baixa à alta gastronomia. Segundo o organizador do evento Paulo Valle, o principal objetivo é retomar o turismo do lugar. “Nosso maior desafio é reposicionar Macacos como um destino turístico da região metropolitana. Estamos desenvolvendo uma série de projetos para o próximo ano com a prefeitura de Nova Lima e, apesar de toda dificuldade de desenvolvimento, em função da crise econômica e da baixa arrecadação do município, existe a preocupação de buscar formas de apresentar a cena gastronômica, trilhas e cachoeiras. O festival é um dos passos desse projeto”, conta o produtor.

A origem do festival aconteceu com o “Sabores de Macacos”, entre 2005 a 2008, durante a primavera. Por causa das chuvas características da estação, a partir de 2007, o evento começou a ser realizado em julho, com o nome de Festival de Inverno de Macacos. “A crise econômica de 2008 atingiu em cheio o setor da mineração e, na época, os patrocínios de uma mineradora e da prefeitura foram retirados. Também foi o ano que a Lei Seca intensificou suas ações em Belo Horizonte e, obviamente, que isso não é incentivado, mas como existe uma diferença entre a quantidade de mesas de bares e restaurantes e o número de acomodações nas pousadas, então, naturalmente, as pessoas tinham que voltar. Esses fatores tornaram inviáveis a continuação”, explica Valle.

Este ano estão previstas também atrações culturais espalhadas pelos restaurantes e pousadas participantes, além de outros pontos do arraial. O festival conta com a parceria da Associação Comunitária que compõe a programação com uma mostra de cinema, no dia 20/07, com matinê às 18h e sessão às 20h. Há também uma exposição de fotos antigas do Arraial de Macacos e trabalhos de artistas locais, de 23 a 27, das 10h às 21h.

Para o público infantil, haverá apresentações teatrais, recreações criativas e vivências lúdicas com educadores e palhaços. O cardápio musical também é plural: cirandeiras, música italiana, MPB, jazz, músicas regionais, pop rock, forró, samba e blues compõem a trilha da programação.

Proprietário do bar Mar Mineiro, presente no arraial há 15 anos, Vicente Araújo que participou das edições anteriores, está otimista. “As primeiras edições melhoraram bastante o movimento. Houve um retorno maravilhoso.

Este ano, a expectativa é a mesma”. Para o evento, houve incremento no cardápio e treinamento. “Pratos especiais, como o ‘Goulash de Boi com Batata ao Murro’ foram preparados. Também treinamos nossos atendentes, nossa cozinha, além de shows todos os dias”, acrescenta.

O circuito do festival é aberto ao público. Ingressos para a festa de encerramento, que acontece no sábado (28/07), das 12h às 2h, podem ser adquiridos no site da Central dos Eventos. A programação completa deve ser consultada no site http://www.invernoemmacacos.com.br/