Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Kalil e Medioli

Fontes próximas ao prefeito de Betim, Vittorio Medioli (Podemos), garantem que ele tem encontrado, cada vez mais, com seu amigo, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), para tratar da sucessão estadual.

Cena final Conselho do padrinho para o afilhado: “Vamos deixar para entrar nesse embate no segundo turno”. É aguardar para conferir.

Moradores de rua
“Se até um morador de rua, como eu, se regenerou depois de 13 anos perambulando pelas cidades do Brasil afora, os homens que fazem o mal e roubam o dinheiro da população também podem regenerar. Quem sabe esse país ainda tem jeito?”. Opinião de Samuel Rodrigues, coordenador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua.

Mulheres na política

Participando, recentemente, de um debate na TV Cultura, o historiador paulistano Jaime Pinsky fez considerações a respeito da pouca participação das mulheres na vida brasileira. Ele sugere que o poder público deveria oferecer mais apoio para que elas possam criar seus filhos com mais atenção, mediante assistência social do governo, e sobrasse mais tempo para que elas se dedicassem à causa partidária.

Cena única. Em um país onde falta o básico às famílias, será muito difícil que a ideia do nobre historiador seja levada a efeito. Afinal a participação do sexo feminino nos pleitos eleitorais têm sido pífias ao longo das décadas.

 Carolina Pimentel

Ao chegar à solenidade de premiação do Troféu Tancredo Neves, no auditório do Tribunal de Contas, semana passada, a primeira-dama de Minas e presidente do Servas, Carolina Pimentel, mal conseguia se locomover diante de pessoas que queria cumprimentá-la, fazer foto, selfies e tudo mais.

 Batendo pesado

Na opinião da jornalista Natuza Nery, a nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber, vai jogar pesado contra desmandos nas eleições. “Esta história de que o caixa 2 vai ser forte neste pleito pode não passar de uma vontade dos políticos, pois a presidente está arquitetando um megaesquema de fiscalização”, garante. Cruz credo, gente.

 Aécio sem prestígio

É completo o isolamento do senador Aécio Neves (PSDB), especialmente, por parte dos tucanos mineiros que estão buscando se reeleger neste ano de 2018. Coitado do Aecinho, gente.

 Camarote X PT

Sem meias palavras, o comunicador Gerson Camarotti disse: “Vai ser difícil o Partido dos Trabalhadores encontrar um discurso apropriado para poder defender a candidatura do ex-presidente Lula até o final da campanha deste ano, especialmente, se ele continuar preso. É uma situação no mínimo esdrúxula”, analista o jornalista.

 Deputado sem prestígio

Consta no rosário político de Belo Horizonte que o influente deputado federal Jaime Martins (PROS) está encontrando dificuldade de fazer pronunciamento em público, inclusive em sua região eleitoral, o Oeste Mineiro. Na verdade, essa hostilidade contra Martins é a mesma que tem acontecido contra os políticos em geral em Minas e no Brasil. Esse será, portanto, um pleito diferenciado.

 Puxão de orelha

Para jornalistas e pensadores políticos, a decisão do Supremo Tribunal Federal em suspender as prisões coercitivas não deixou de ser um enorme puxão de orelha nos operadores da Lava Jato. Será isso mesmo, gente?

 Prisão temporária

Em Brasília, circula uma matéria no Congresso Nacional prevendo a possibilidade de ser oficializada a prisão temporária, estabelecendo novas regras sobre o assunto. Ou seja, seria uma alternativa, já que a prisão coercitiva está proibida. “Os bandidos vão continuar sendo acossados”, dizem os juristas experientes.

 Problemas para Temer

“Ao deixar o comando da Presidência da República, Michel Temer (MDB) enfrentará muitos problemas. A exemplo de outros políticos, ele poderá ser preso tão longo se afaste do Palácio do Planalto, pois são várias as denúncias, processos e inquéritos. Um enorme cipoal que o envolverá de maneira espetacular”, prevê o jornalista Valdo Cruz.

 Pestana

Analisando as intenções a respeito da possibilidade de retornar o regime militar no Brasil, o deputado federal do PSDB Marcus Pestana atalhou: “A democracia é um direito universal, então o debate sobre o assunto está simplesmente desrespeitando a nossa Constituição”.

 Pestana II

Ao ser indagado por uma jornalista sobre sua opinião sobre o pré-candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL), o deputado Marcus Pestana (PSDB) atacou sem piedade: “É um parlamentar sem expressão, ridículo. Não tem experiência em administrar uma carrocinha de cachorro-quente”.

 Copa sem expressão

Participando da cobertura internacional como comentarista esportivo, o jornalista Merval Pereira, logo após a abertura da Copa do Mundo, lembrou: “Nenhum presidente de país importante veio participar da solenidade. Uma falta de prestígio dos russos”.

 Intervenção pífia

“Por enquanto, a presença das Forças Armadas no Rio de Janeiro não tem demonstrado tanta eficiência como gostariam as autoridades. O problema é que já são vários meses de atuação, sem muitas coisas práticas no dia a dia do carioca”. Opinião do experiente filósofo Luiz Felipe Pondé.

 Privatização da Caixa

Continua no ar a fala do ex-ministro e pré-candidato à presidência Henrique Meirelles (MDB) sobre a possibilidade de privatizar a Caixa Economia Federal. Aí, o presidente do BDMG, o economista Marco Crocco, afirmou: “Privatizar um banco, com o viés social da Caixa Economia, é um erro sem igual”.

Cena única. Esse assunto de privatização dos bancos públicos ainda vai dar muito pano pra manga, ora se vai.

 Governo de trapalhão

Crítico do presidente Temer (MDB), o professor universitário e advogado criminalista Roberto Delmanto Junior, em entrevista recentemente, disse: “O governo federal errou na administração dos problemas da greve dos caminhoneiros ao editar atos e medidas de maneira estabanada. Ele tem feito muito isso, edita um ato para, em seguida, voltar atrás. Ninguém aguenta tanta indecisão e erros primários”.

Fogo com gasolina

Ainda sobre o governo federal, para o jornalista e apresentador Marcelo Tas, Temer (MDB) usa um galão de gasolina para poder apagar fogo. “Ou seja, está sempre correndo atrás de erros, um verdadeiro horror”, criticou.

Sucessão mineira

Sem maiores explicações sobre o assunto, o deputado estadual do PPS Fabiano Tolentino disse, recentemente, que deveria haver mais opções para os eleitores que não querem ficar entre os dois candidatos: Anastasia (PSDB) e Pimentel (PT).

Comentário único – Só para o ilustre parlamentar refletir: existem, segundo a imprensa diária da capital, oito pré-candidatos. Ou seja, há opções para os eleitores.

Segurança pública

Ao avaliar o tema segurança pública, o advogado Eduardo Muylaert lembrou da importância dos pré-candidatos à presidência se debruçarem sobre o assunto. “Especialmente sobre o mote da organização do sistema único de segurança. Isso já deveria ter sido debatido com mais eficiência”, disse.

Segurança II

Relativamente sobre o tema segurança, Maria Filomena Gregori, professora e antropóloga da Unicamp, fez uma palestra para dizer que o plano de segurança único pode ser a solução para diminuir a deficiência nesse segmento que, ao longo dos anos, vem sofrendo de problemas sérios. “Mas tudo deve ser bem administrado para não deixar os recursos destinados ao setor sair pelos ralos”, afirma a professora.