De 4 a 6 de outubro, a capital mineira ganha ares de Alemanha e realiza a primeira edição da BH Oktoberfest, com o apoio do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas). O evento espera receber 60 mil visitantes durante 3 dias, no Expominas, no bairro Gameleira, em Belo Horizonte.
Para atrair todo esse público, mais de 50 cervejarias artesanais mineiras vão participar com cerca de 300 rótulos de cervejeiros da Grande BH, Nova Lima e de cidades do interior do estado, como São Gonçalo do Rio Abaixo, Viçosa, Ipatinga, Divinópolis, Formiga, Sete Lagoas e Pará de Minas.
Atualmente, a produção mensal de cerveja artesanal em Minas Gerais é de 2 milhões e 100 mil litros. A expectativa do setor é de um crescimento para este ano de 14%. Para Márcia Ribeiro, diretora de Negócios e Marketing do Expominas, a BH Oktoberfest atuará como uma vitrine para os expositores mineiros. “Um evento deste porte representa uma porta para o público conhecer as marcas. Segundo levantamento feito junto a alguns expositores, a participação em feiras e festivais podem representar de 5% a 20% do faturamento anual de uma cervejaria”, afirma.
Outra aposta é a programação musical, apresentações circenses e grupos folclóricos que trarão o espírito das colônias germânicas. Bandas de rock’n roll, como a Creedence Revival, Putz Grilla, Pink Floyd Collection, U2 Cover Brasil, It’s Only Rolling Stones, Velotrol, Raulzitles e outras conhecidas dos mineiros, estão confirmadas.
Segundo Bruno Vilaça, gerente de Marketing e produtor da Circuito do Rock, empresa responsável pela programação, a ideia é fazer um tributo ao rock. “Montamos uma programação com mais de 20 das principais bandas que vão levar a história do rock. Vamos ter de Beatles a Led Zeppelin, passando por várias décadas”, promete.
Para a criançada, haverá um Espaço Kids com diversos brinquedos infláveis e monitores durante todo o evento.