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41% dos consumidores compram pelo smartphone

Após 2 anos de crise, a economia brasileira dá sinais de que está se recuperando. Uma prova disso é que, segundo dados da pesquisa realizada pela PwC Brasil, 71% dos entrevistados esperam aumentar ou manter as despesas com compras nos próximos 12 meses. Além do mais, o consumo deve ser realizado via dispositivos móveis: 41% dos consumidores já realizaram compras pelo smartphones e 30% por tablets, totalizando 71%. Esses números demonstram um crescimento significativo, pois há 5 anos o percentual era de 15% e 20%, respectivamente.

Além disso, o estudo também mostrou que houve crescimento no consumo online em diferentes categorias de produtos de 2014 a 2018. Por exemplo, as vendas de equipamentos eletrônicos cresceram de 12% para 27% do total comercializado e o consumo de livros, músicas, filmes e videogames aumentou 16 pontos percentuais, saindo de 18% para 34%.

Ricardo Neves, sócio da PWC, explica que as pessoas estão cada vez mais usando esses dispositivos móveis para manter os seus hábitos de consumo. “Notamos que as pessoas estão diminuindo a frequência que vão às lojas físicas e preferem comprar por meio do celular, computador, tablet ou qualquer outro dispositivo móvel”.

Esse é o caso da fotógrafa Laura Faria. Ela relata que aproximadamente 75% do que consome é comprado via smartphone. “Opto por adquirir produtos pelo celular devido a comodidade e rapidez, pois nem sempre estou com o meu computador. Aliás, não faço compras em máquinas de terceiros pensando justamente na segurança dos meus dados. Já no celular, sempre passo antivírus e estou atenta as movimentações”.

Laura conta também que há produtos que prefere comprar pela internet e outros que não. “Minhas compras são variadas. Compro cursos, equipamentos eletrônicos, material de escritório e livros. Entretanto, evito adquirir roupas, porque nunca tenho sorte em relação ao tamanho”.

Mudança nas empresas
Para além de apenas consumir produtos, os brasileiros também estão atentos a experiência, tanto que, de acordo com o estudo da PWC, as pessoas estão igualmente divididas entre os objetos e a experimentação (50%), embora as prioridades na hora dos gastos mostrem uma tendência a um way of life direcionado às vivências pessoais. As prioridades são gasto individual (37%), tempo com amigos e familiares (35%) e mudanças para aproveitar mais a vida (35%). As experiências preferidas são viagens (56%), restaurantes (50%), melhorias pessoais/educacionais (37%) e entretenimento (32%). Ademais, 37% aceitariam pagar um custo extra para receber suas compras no mesmo dia.

Neves reitera que isso gerou um grande impacto nas empresa, pois elas tiveram que aprender a trabalhar várias formas e canais de vender seus produtos. “Antigamente tinha-se apenas a loja principal e um canal de vendas online, que não era prioridade. Agora, é necessário pensar nesse processo em cadeia e, a cada dia mais, os varejistas estão investindo na internet, porque notaram que ali é um espaço propício para aumentar significativamente os lucros”.
Ademais, há uma preocupação por parte dos varejistas na oferta e experiências customizada. “O varejo brasileiro tem muito potencial para crescimento e empresas estão apostando em tecnologias disruptivas, como inteligência artificial”.

Uma das empresas que estão apostando nisso é o Petlove. Conhecido por ser uma das maiores empresas nacionais de produtos voltados para animais de estimação, o site oferece a possibilidade da “assinatura Petlove”, no qual o consumidor lista os produtos que quer receber, a frequência e ganha 10% de desconto nos itens. “A ideia de criar um serviço de assinatura nasceu para conseguirmos oferecer mais praticidade e um preço mais competitivo para nossos clientes. A grande vantagem é que possibilita os clientes programarem suas comprar. Além disso, o serviço é gratuito do início ao fim e completamente customizável, então é possível fazer quantas alterações quiser, como mudar data de entrega, adicionar ou remover produtos da assinatura, alterar a periodicidade das entregas, etc”, finaliza Virgilio Russo, gerente de marketing da Petlove.

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