Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Dilma e o PT
A recente decisão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) de transferir o seu domicílio eleitoral para Minas Gerais, aguçou os meandros da política mineira. No entanto, o ato serviu para acalmar os ânimos dentro do próprio PT. Basta rememorar que os deputados Patrus Ananias, Reginaldo Lopes e Marília Campos já se engalfinhavam na disputa pelo Senado. Agora, todos estão quietos esperando o movimento dentro do partido.

Dilma X Anastasia
Em Brasília, comenta-se que Dilma (PT) está com o verbo na ponta da língua para o confronto com o possível candidato a governador, Antonio Anastasia (PSDB). Motivo: foi dele o relatório que culminou com a cassação do mandato da então presidente da República. Ou seja, ela está afiada visando caminhar para o embate com o tucano. Isso vai dar xabú.

Josué presidente
Mesmo cumprindo pena na Polícia Federal no Paraná, o ex-presidente Lula (PT) continua mandando seus recados políticos. Ele, segundo fontes confiáveis, insiste no lançamento do nome do empresário Josué Alencar (PR) à presidência, com apoio do PT, sobretudo o de Minas. Nos próximos dias, segundo especialistas, essa tese pode ganhar fôlego. É aguardar para conferir.

Jornalista e a política
Durante um bate-papo no Programa Mundo Político, da TV Assembleia, o jornalista e comentarista político Orion Teixeira avaliou que a provável candidatura da ex-presidente Dilma (PT) ao Senado ajudará a campanha de reeleição de Fernando Pimentel (PT). Será?

Lula, um ser político
No programa Cena Política, da BH News, o cientista político Malco Camargo vaticinou: “O Lula (PT) é um animal, um ser que vive de política”. Ave Maria, gente!

STF político
Sem meias palavras, o professor de direito constitucional da UFMG Emilio Peluso atacou: “Muitas das decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal estão eivadas de um viés político. E isso, a longo prazo, pode ser um embaraço para a Corte”, antevê o professor.

Lula exportador
Em Brasília, a respeitada jornalista Eliane Cantanhêde disse: “O ex-presidente Lula (PT), quando no exercício do poder central, se tornou um exportador do seu bem elaborado modelo de corrupção para vários países”. Cruz credo, gente!

Bastidores dos Democratas
Na última passagem por Minas, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, um dos caciques dos Democratas, insistiu na sua candidatura à presidência da República, segundo ele, por uma questão pragmática.

Comentário único. Mas, por enquanto, o nome do presidente da Câmara ainda não conseguiu empolgar o eleitorado brasileiro.

Helvécio poderoso
O prestigiado secretário de Planejamento do governo mineiro, Helvécio Magalhães, de acordo com os comentários ouvidos nos corredores da Assembleia Legislativa, ficou ainda mais poderoso no âmbito do executivo depois do afastamento do titular da pasta, o deputado Odair Cunha (PT).

Operação Lava Jato
“A prisão do ex-presidente Lula (PT), na Política Federal no Paraná, em hipótese alguma, provocará o arrefecimento da Operação Lava Jato. Pelo contrário, ela agora se tornará ainda mais imperiosa, pois demonstra que veio para demarcar terreno e construir histórias para as próximas gerações”. Opinião do filósofo Mário Sérgio Cortella.

Lula X Imprensa
Com sua língua prá lá de afiada, o historiador Marco Antonio Villa disse, semana passada, que o ex-presidente Lula e o PT agrediram os representantes da imprensa em um ato pensado como forma de conquistar mais notoriedade. Mas, a longo prazo, isso pode ter sido um tiro no escuro, pois mostra o lado radical de ambos.

MST, um Exército…
Segundo dados divulgados em Brasília, o Movimento dos Sem Terra (MST) possui 240 mil famílias cadastradas em todo país. Ou seja, um verdadeiro exército espalhado pelos rincões brasileiros.

Meirelles, uma incógnita
Ninguém sabe a respeito do futuro político do ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, porque “tudo em torno dele continua sendo uma incógnita”, palavras da jornalista Cristiana Lôbo.

Fim do governo
Repercutindo os bastidores de Brasília, o jornalista da Globo News Carlos Sardenberg acredita que, por conta dos atuais acontecimentos, a economia terminou antecipando o fim do Governo Temer. Tadinho dele, sô!

Prestígio em declínio
Já no Rio de Janeiro, o jornalista Merval Pereira considera que o prestígio do ex-presidente Lula (PT) está em pleno declínio. “Paulatinamente, o mito Lula vai desaparecendo, especialmente, pelo fato de ficar fora da disputa eleitoral deste ano”, avalia o comunicador.

Pressão
Destemido, o cientista político mineiro Rudá Ricci atacou: “Até o Exército fez pressão para intimidar o STF a votar contra a liberdade do ex-presidente Lula (PT). Aí realmente fica difícil”, lamenta o professor.

Volta da CPMF?
Encurralado por conta de diversos problemas, o presidente Michel Temer (MDB) pode lançar mão de mecanismos mais drásticos para tentar minorar os dramas na economia. E, uma das possibilidades, seria o retorno da CPMF. Previsão catastrófica do advogado e professor de direito tributário Raphael Silva.

Povo nas ruas
As verdadeiras transformações sociais só acontecem com as pessoas manifestando, indo para a rua e exigindo mudanças. Foi assim no mundo inteiro, inclusive, na Europa. Então, no Brasil não seria diferente. Frase ouvida de pessoas comuns durante a cobertura da imprensa em relação à prisão do ex-presidente Lula.

Políticos assustados
Indagado a respeito da recente manifestação do general Eduardo Villas Bôas, com relação a temas políticos, o senador Roberto Requião atalhou: “O nosso glorioso exército é e sempre foi respeitado. Mas, na minha opinião, os militares devem permanecer nos quartéis, afinal, por enquanto a discussão política, não diz respeito a eles”.

Culpa do Temer
Nos bastidores do Congresso Nacional, circula uma falação de políticos insinuando que o Exército, assim como os demais membros das Forças Armadas, estavam com a barriga no chão, sem moral, esquecidas e sem armas. Aí, o presidente Michel Temer (MDB), em um plano de marketing, resolveu fazer intervenção militar no Rio, inseminando prestígio na farda verde e injetando dinheiro neles. Agora, eles estão se sentindo vivos e empoderados. Coisas da política nacional.

Assustou geral
Experiente em coberturas jornalísticas dos bastidores do Supremo Tribunal Federal, a jornalista Natuza Nery tem convicção que a declaração do comandante do Exército, general Villas Bôas, efetivamente deixou os ministros assustados. Cuidado, pessoal.

Divisão da grana
Como se estivessem vivendo em um país civilizado, a advogada especialista em direito eleitoral Edilene Lobo sugere que a lei do Fundo Partidário, na hora de divisão dos valores para os candidatos, deveria destinar uma parte da verba para os grupos minoritários envolvidos no processo político. Ingênua, não é mesmo?

Subindo de degrau
“Quando o Lula foi preso pela primeira vez, ele foi encaminhado pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). Isso aconteceu por volta de 1968, na época quente dos movimentos sindicais. Naquele período, eu era um militante político e estava lá. Agora, ao ser preso pela segunda vez, já foi encaminhado para a Polícia Federal por outros motivos, não tão nobre do ponto de vista da militância. Então, não posso emprestar minha irrestrita solidariedade de outrora”. Palavras do ex-deputado petista e, atualmente, advogado Airton Soares.