Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Perguntar não ofende

Diante da tragédia de Brumadinho e da degradação do meio ambiente que isso causou, a crônica política especula qual será a posição do Partido Verde em Minas. Como se sabe, nacionalmente, trata-se de uma sigla que, como já vem descrito, cuida do meio ambiente.

Cena única. Atualmente, o PV é presidido no Estado pelo deputado estadual Agostinhos Patrus Filho.

Comentário único. Caso Patrus venha ser o novo presidente da Assembleia, qual vai ser a sua posição? Agirá como presidente do partido ou como o comandante da Assembleia?

CPI na mineração

Empolgado, o deputado tucano João Vitor Xavier entende que desta vez ele conseguirá o apoio dos seus pares para formação de uma CPI para apurar as possíveis irregularidades na mineração em Minas. Para analistas do mercado, esse tipo de ação não terá efeito prático, já que a Vale é a maior do segmento e terá praticamente suas atividades suspensas diante da decisão de acabar com as barragens de rejeitos.

Os riscos das barragens

Na avaliação do comentarista de TV e cientista político José Álvaro Moisés, a informação do Governo Federal, indicando que há mais de 3 mil barragens com risco de desabamento, vai levar pânico a muitos moradores que, até então, não tinham noção deste tipo de perigo. Essa informação abalou tanto as pessoas que muitos moradores de áreas próximas a esses locais estão indo embora. “Uma loucura”, comenta o cientista.

Visam o lucro

Já o cientista político e economista, Ricardo Sennes vai mais longe. Segundo ele, a agência reguladora do setor da mineração, juntamente com as demais agências reguladoras do Governo Federal que deveriam fiscalizar os diversos tipos de atividades, têm juntas uma media de três fiscais. “Aí, o setor privado age de acordo com a sua volúpia financeira, deixando as fiscalizações para segundo plano. Sem uma ação proativa do governo, os empresários partem para o raciocínio lógico: vamos obter lucro cada vez maior”, comenta Sennes.

Presença do STF

Depois de um contato direto com a cúpula do Supremo Tribunal Federal, Natuza Nery antecipa: “A tragédia de Brumadinho foi motivo suficiente para que seja criado um ‘núcleo observatório da justiça’, com a finalidade de dar celeridade a casos de grandes repercussões.

Cena única: “Nesses casos, as decisões judiciais não irão se arrastar por anos a fio, como de praxe”, aposta Natuza.

Prestígio de Aécio

Ainda em Brasília, os comentários correm soltos indicando que o deputado mineiro Aécio Neves (PSDB) manteve forte articulação nos bastidores para evitar que, no auge da crise do desabamento do barragem de rejeitos em Brumadinho, o Governo Federal tomasse a decisão de intervenção na direção da Vale. Então, pelo visto, Neves continua fortíssimo nos bastidores da Corte.

Retrocesso

Os jornalistas com assento na bancada de comunicadores da Câmara Federal analisam que a decisão do governo Bolsonaro (PSL) de aumentar o número de pessoas com chancela para catalogar documentos “secretos” do governo pode ser um complicador. “Isso não existe em lugar nenhum do mundo. Talvez seja uma maneira de ampliar a censura, a partir da ocultação de documentos considerados de menor importância do ponto de vista do Estado brasileiro, porém de interesse de um grupo político instalado provisoriamente e no Palácio do Planalto”, comentam.

Insegurança no campo

Tido como um parlamentar defensor das atividades rurais, o deputado tucano Antônio Carlos Arantes tem manifestado a sua preocupação com o aumento da violência no campo. Segundo ele, foi o tempo que morar na roça era uma virtude. “Hoje é uma preocupação”, salienta o parlamentar.

Apoio aos ruralistas

Já os deputados Cássio Soares (PSD) e Dalmo Ribeiro (PSDB) sugerem medidas mais efetivas por parte da Polícia Militar. Aliás, o tucano acrescenta: “Se for o caso, colocar dinheiro de emendas parlamentares para aumentar a estrutura na PM, especialmente nas fronteiras dos Estados”.

Prestígio dos semanários

O jornalista Raimundo Pereira considera que o advento das mídias digitais é um ganho para a humanidade. Do ponto de vista da comunicação social, ele considera que os grandes jornais terão que se adaptar a essa realidade. No entanto, avalia também como positivo os jornais semanários que cresceram no cenário brasileiro e mundial ao longo dos anos.

Ironia contra a Vale

Começou a circular nas redes sociais uma frase de mau gosto, ironizando o envolvimento da Vale no episódio de Brumadinho. Diz o texto, mais ou menos o seguinte: Deus acima de todos, os lucros da Vale acima de tudo.

O retorno de Eike

As crônicas sociais do Rio e São Paulo começam a pincelar notinhas positivas da vida social e empresarial de Eike Batista. Segundo se comenta por lá, esse seria o seu retorno ao mercado empresarial.  Cuidado, gente, o homem não é deste mundo.

Deputado e a segurança

Ao chegar a Brasília, o deputado mineiro Igor Timo (Pode) promete ações em diferentes segmentos, porém ele próprio declara sua inclinação por assuntos relacionados à segurança. Por certo, o parlamentar mineiro vai fazer parte da “bancada da bala”. Cruz credo, gente!

Política em Contagem

Amigos da deputada Marília Campos (PT) informam a esta coluna que, por enquanto, a parlamentar não pensa em ser candidata à Prefeitura de Contagem. Mas o seu grupo não ficará de fora desse embate.

Em tempo: Marília, desde a instituição da eleição em dois turnos, foi a única a ser reeleita naquele município.

Política em MOC

É cada vez mais forte o comentário na porta do Café Galo, ponto de encontro dos pensadores políticos de Montes Claros, indicando a possibilidade do deputado estadual Gil Pereira (PP) aceitar o desafio de ser candidato a prefeito da cidade. Ligado ao atual prefeito, Humberto Souto (PPS), Pereira teria a bênção do seu amigo. É aguardar para conferir…

Porta voz do Triângulo

Agora na condição de líder do governo na Assembleia, a tendência é que o deputado tucano Luiz Humberto Carneiro se torne referência para o Triângulo Mineiro e não apenas representante político de Uberlândia.

Cena única. De certa forma, o crescimento político de Humberto joga “sombra” nas lideranças de outros parlamentares da região, inclusive o veterano deputado do PMDB Leonídio Bouças.

Política em Mariana

Diante da desastrosa administração do prefeito Duarte Eustáquio Gonçalves Júnior (PPS), em Mariana, é bem possível que a população venha apostar, mais uma vez, na candidatura do antigo prefeito, o experiente Celso Cota Neto. É isso aí.

Política em Ouro Preto

“Não passa de balão de ensaio a cantilena sobre a possível intenção do secretário de Cultura do Estado, Ângelo Oswaldo, de analisar candidatura de Ouro Preto”. Esse é a avaliação de pessoas próximas ao intelectual mineiro. Mas, como em política tudo muda a cada 24 horas, é bom esperar alguns meses para voltar a esse assunto, podem apostar.

Política em BH

Desde o período de convenções ao ser preterido na disputa ao Governo de Minas, Marcio Lacerda está recolhido ao silêncio absoluto. Isso não quer dizer que ele esteja aposentado da política. Aliás, pode se interessar em discutir a sucessão de BH.

Cena final. O difícil vai ser enfrentar a onda de popularidade do atual prefeito Alexandre Kalil (PHS), que, como dizem no ditado popular, se e eleição fosse agora seria eleito com “os pés nas costas”.

Carlos Alberto Bejani

O juiz Daniel Reche da Motta, da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Juiz de Fora, revogou a progressão de pena do ex-prefeito Carlos Alberto Bejani, com isso, ele voltou a cumprir pena em regime fechado. O motivo? O não ressarcimento dos cofres públicos.