Home > Destaques > Apoio dos 10 maiores municípios é essencial nas eleições de 2018

Apoio dos 10 maiores municípios é essencial nas eleições de 2018

Faltando um ano para a eleição ao cargo de governador, os grupos antagônicos, Fernando Pimentel (PT) e Dinis Pinheiro (PP), irão polarizar os debates a partir de novembro, até porque não se sabe exatamente quais são os projetos do ex-prefeito de BH, Marcio Lacerda (PSB) e do deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB).

O essencial agora é compilar apoio dos prefeitos dos maiores colégios eleitorais, no qual se concentra algo em torno de 40% do eleitorado. Considerando apenas as 10 maiores cidades, o atual governador teria apoio do prefeito de BH, Alexandre Kalil, e do de Betim, Vittorio Medioli, ambos do PHS, além de Junynho Martins (PSC) de Ribeirão das Neves.

Uberlândia, administrada por Odelmo Leão (PP), não tem afinidade com o Palácio da Liberdade, de acordo com informações de bastidores. Ao que tudo indica, o chefe do executivo do segundo colégio eleitoral do Estado está, neste momento, bem avaliado pela população.

Comandando um município configurado como a terceira força eleitoral está Alex de Freitas (PSDB), de Contagem. O tucano, aliás, tem sido, neste primeiro ano de governo, uma referência do partido para onde convergem as demandas, assim como a acomodação de muitos debates e busca de orientações da sigla estadual. Portanto, nesta fase, é imprevisível avaliar qual será o destino do prefeito em relação a 2018. Até pelas suas ligações com o mundo político mineiro e de Brasília, Alex tem se firmado como uma liderança expressiva na região metropolitana para desassossego de alguns vizinhos.

Outro peessedebista, o prefeito de Governador Valadares, André Merlo, pelo que se sabe, está distanciado do governo estadual, contudo sem rumo em relação ao pleito eleitoral do próximo ano.

Pelos dados do Tribunal Regional Eleitoral, Juiz de Fora ocupa o 4º lugar em relação ao número de eleitores. Bruno Siqueira (PMDB) foi reeleito prefeito e com uma boa margem de votos, no ano passado. Ele não tem, segundo as últimas pesquisas, desgastes em sua atual administração. Assim, o apoio de Bruno para 2018 tem ponderável relevância. É bom lembrar que o nome do prefeito faz parte, inclusive, da lista para disputar o governo estadual.

A 6ª posição do ranking fica a cargo do prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (PPS). Ele foi eleito pela sigla que, nacionalmente, tem tomado posição antagônicas em relação ao governo mineiro. Por enquanto, a posição política do prefeito da capital norte mineira é uma incógnita.

Em Uberaba, o peemedebista Paulo Piau, também reeleito, ocupa a 8º colocação entre as 10 maiores seções eleitorais de Minas. O prefeito ainda não teria uma definição com quem deve fechar apoio para o próximo ano.

Ipatinga figura em último lugar nessa lista do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Porém, a situação política do atual prefeito, Sebastião Quintão (PMDB) é de completa instabilidade, visto que ele responde processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), depois de ter sido cassado na segunda instância.