Expocafé, Minas Trend Preview, Expocachaça e Professional Fair. Sabe o que esses nomes têm em comum? Todos são de feiras responsáveis por movimentar cerca de R$ 3,7 bilhões em negócios no Brasil. Um estudo da Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (FBC&VB), em parceria com o Sebrae, revelou que no país são promovidos cerca de 325 mil eventos ao ano, gerando mais de 730 mil empregos diretos e indiretos. A região Sudeste se destaca pela realização do maior número de feiras, sendo São Paulo o que mais sedia esse tipo de evento.
O setor de beleza está em vasta expansão no Brasil. Atualmente, ocupa o 3° lugar no mercado mundial. Outra pesquisa, realizada pelo Sebrae, apontou que cerca de 342 mil salões de belezas são registrados, sendo 246 mil microempreendedores. Por consequência disso, as feiras desse segmento são, hoje, uma ótima oportunidade para fortalecer ainda mais o segmento. Um exemplo claro é a tradicional Professional Fair – Feira Profissional de Beleza.
Conhecida como referência no segmento nacional de beleza, a Professional Fair está em sua 14ª edição, e esse ano vai acontecer de 9 a 11 de julho, no Expominas, em Belo Horizonte. De acordo com o diretor da Fire Eventos, Alexandre Araújo, responsável pela produção do evento, a feira gerou, no ano passado, R$ 25 milhões em negócios e contou com mais de 50 mil visitantes. “O resultado foi acima do esperado e muito surpreendente”, afirma.
O sucesso de 2016 rendeu bons frutos para este ano. “Tivemos um crescimento acima de 30% no número de expositores e não há mais vagas desde abril. Por causa disso, estamos com uma expectativa positiva para o momento este ano. Queremos superar o número de visitantes de 2016 e gerar, pelo menos, R$ 30 milhões em negócios durante os dias de feira”. Araújo afirma que os frutos do evento continuam sendo colhidos mesmo depois de seu fim.
A diretora da Mag Estética – Centro de Formação Profissional, Andreia Martins revela que sempre são fechadas parcerias importantes durante a Professional Fair. “Essa é uma oportunidade para conhecermos novos profissionais que estão chegando no mercado. Este ano nós estamos adiantados, inclusive, já conseguimos novos parceiros antes mesmo do evento começar”.
Ela acrescenta que o profissional de beleza trabalha com coisas que precisam ser vistas. “A feira é importante justamente por isso, uma vez que nos dá a oportunidade de mostrar o que nossos serviços e produtos fazem”, conclui.
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Foto: divulgação/Revista Exclusive